Estreou-se em 2019 e ainda não parou de abrir lojas. Tem ganhado quota de mercado e não tem promoções.
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De Espanha nem bom vento nem bom casamento? Se o assunto é a Mercadona, então o ditado pode ser questionado. Cinco anos após a sua chegada a Portugal, que se assinala hoje, a marca de retalho alimentar apresenta 50 lojas, sobretudo na região Norte, tendo criado seis mil empregos. O impacto na economia não se ficou por aí: comprou três mil milhões de euros a fornecedores nacionais e pagou 370 milhões em impostos.
A Mercadona insere-se num setor muito dinâmico, que, segundo dados da Marktest, Sales Index 2024, cedidos ao JN, no final do ano passado tinha 3319 lojas de retalho alimentar ativas, 49 das quais da insígnia espanhola, que entretanto já abriu mais uma, tendo novas unidades previstas ainda para este ano.
Foi em Vila Nova de Gaia, na freguesia de Canidelo, que a 2 de julho de 2019 foi inaugurada a primeira loja da Mercadona, que na realidade constituiu o primeiro e único passo dado na sua internacionalização. Em relação aos grandes operadores, como o Continente, Pingo Doce ou Minipreço, entre outros, destacou-se desde o início pelo facto de não apresentar qualquer promoção de preços e por anunciar anualmente a distribuição de parte dos lucros pelos empregados.
Olhando para os dados do primeiro trimestre deste ano, cedidos pela Kantar, fica claro que a Mercadona tem crescido e conseguiu já chegar ao quarto lugar na quota de mercado, ficando atrás apenas do Continente, Pingo Doce e Lidl. Segundo a consultora, as quotas de mercado dizem respeito ao valor de vendas distribuídas por marca, segundo uma amostra de quatro mil lares representativos de todo o país.
“A Mercadona tem avançado e aprendido muito com a entrada no mercado português, altamente competitivo”, reconhece Inês Santos, diretora de Relações Institucionais da marca que é líder do setor em Espanha.
A marca investiu um total de mil milhões de euros no país, que permitiram realizar vendas superiores a 2770 milhões de euros. A operação da marca passa muito pelo bloco logístico na Póvoa de Varzim, mas haverá outro em Almeirim, que ficará operacional ainda este ano, representando um investimento de mais de 250 milhões de euros.
Inovação
1000 produtos novos apenas para o mercado português foram apresentados pela Mercadona logo no primeiro ano (2019).