A presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, esteve esta manhã reunida com o líder do PS, Pedro Nuno Santos, tendo os dois trocado presentes que tinham em comum a alusão ao antigo presidente da República Mário Soares.
Corpo do artigo
No primeiro momento público do dia de visita que dedica hoje a Lisboa, a presidente do Parlamento Europeu chegou ao Largo do Rato uns minutos depois das 9.30 hoeas e foi recebida à porta pelo secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos.
Depois de trocados os bons dias e os cumprimentos, os dois subiram para uma reunião dentro da sede do PS.
No final deste encontro, que durou menos de meia hora, dirigiram-se ambos ao Jardim Mário Soares e foi precisamente o fundador do PS e antigo Presidente da República o centro dos presentes trocados entre Pedro Nuno Santos e Roberta Metsola.
O líder do PS ofereceu à presidente do Parlamento Europeu uma peça da coleção "Os Figurões", da Bordallo Pinheiro, que representa Mário Soares abrigado por um enorme cravo vermelho.
Já Metsola presenteou Pedro Nuno Santos com uma fotografia também de Mário Soares, a preto e branco, numa visita que o então primeiro-ministro fez a Estrasburgo em março de 1977 durante a segunda ronda pelos estados-membros da então CEE para procurar apoios à adesão de Portugal.
Depois das habituais fotografias da praxe, e de Pedro Nuno Santos indicar a Metsola que aquele era precisamente o jardim Mário Soares, apontando para a placa que o indica, a presidente do Parlamento Europeu deixou a sede do PS para continuar uma agenda cheia que dedica hoje à capital portuguesa.
Costa e Constâncio entre os convidados de Pedro Nuno para almoço
Os antigos líderes do PS António Costa e Vítor Constâncio marcam presença no almoço de comemoração com o qual o secretário-geral, Pedro Nuno Santos, assinala hoje os 51 anos do partido, adiantou à Lusa fonte oficial.
De acordo com a mesma fonte, o almoço, marcado para as 13 horas no Largo do Rato, conta ainda com os fundadores Alberto Arons de Carvalho, António Campos, José Leitão, José Neves, Liberto Cruz, Maria Carolina Tito de Morais, entre outros.
António Costa e Vítor Constâncio são os dois antigos secretários-gerais que marcarão presença nesta comemoração, fechada à comunicação social, à qual se junta a líder parlamentar do PS, Alexandra Leitão.
Através de um vídeo nas redes sociais, Pedro Nuno Santos assinalou a data ao afirmar que "hoje o PS faz 51 anos" e "está de parabéns", considerando que os simpatizantes, os militantes, os apoiantes estão "agradecidos a quem fundou o Partido Socialista". "O PS é um partido com uma grande história. A sua história, aliás, confunde-se com a história da democracia portuguesa. Nos momentos mais importantes da democracia o PS esteve presente", enfatizou.
Segundo o líder do PS, o partido "foi assumindo responsabilidades governativas" - neste momento está na oposição - e "continua a ser um partido com uma grande ambição". "O PS hoje faz 51 anos, orgulhoso da sua história, mas com muita ambição, com muita vontade de construir um futuro de esperança para todos os portugueses", sublinhou.
Metsola apela ao voto nas europeias
Roberta Metsola visita hoje Portugal para apelar ao voto nas eleições europeias de 9 de junho, reunindo-se com o primeiro-ministro e o presidente da República, além de receber um doutoramento "honoris causa" da Universidade de Lisboa.
Esta manhã, a política maltesa vai ter uma reunião de trabalho com o presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco. Ao início da tarde, Metsola é recebida pelo presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e, depois pelo chefe do Governo, Luís Montenegro, a que se seguirá uma conferência de imprensa.
Roberta Metsola está, desde o início do ano, a deslocar-se aos Estados-membros da União Europeia (UE) para fazer apelo ao voto contra a abstenção, iniciativa na qual se enquadra esta deslocação a Portugal.
"Portugal é um país onde me sinto sempre em casa. Estou grata por estar de volta, para sensibilizar as pessoas para as próximas eleições para o Parlamento Europeu, em junho, e para encorajar os portugueses, especialmente os jovens, a votar", afirmou a presidente da assembleia europeia numa declaração enviada à agência Lusa.
Salientando que Portugal é um país pró-europeu, a responsável europeia defendeu que "os portugueses têm um elevado nível de reconhecimento do papel que a Europa desempenha nas suas vidas e é importante que o expressem claramente no dia das eleições europeias, (...) a Europa conta com todos", apelou ainda a responsável, na declaração à Lusa.
As eleições europeias realizam-se nos 27 países da UE entre 6 e 9 de junho.
Em Portugal, estão marcadas para 9 de junho e, numa entrevista à Lusa publicada em setembro passado, Roberta Metsola admitiu a realização das eleições europeias nessa altura "é um desafio" para o país, por estarem coladas a feriados, podendo aumentar a abstenção.
Ainda assim, defendeu que a afluência depende da campanha que será realizada.