Dos mais de cinco mil candidatos ao concurso de vinculação extraordinário de professores, "cerca de mil têm menos de 30 anos", revelou esta terça-feira, no Parlamento, o ministro da Educação, Ciência e Inovação. A valorização de salários só será cumprida com a revisão do Estatuto da Carreira Docente.
Corpo do artigo
Para o ministro Fernando Alexandre, os mil candidatos com menos de 30 anos "é um sinal de mudança" de que as medidas do Governo para reduzir a falta de professores estão a surtir efeito pois a carreira está a "voltar a atrair jovens".
No debate do Oçamento do Estado da Educação para 2025, que está a decorrer esta manhã, o ministro foi questionado pelo PS quanto à promessa de valorização dos salários nos primeiros escalões da carreira. Fernando Alexandre assumiu que em 2025 os professores vão ser abrangidos apenas pelo aumento da Administação Pública. A subida dos salários no início da carreira, tal como a eliminação das vagas de acesso ao 5.º e 7.º escalões, será aprovada na revisão do Estatuto da Carreira Docente que deve estar terminada no final de 2025.