<p>Entre 20 a 25 mil jovens da Europa são esperados em Portugal, de 11 a 14 de Maio, para participarem no encontro organizado pelo Caminho Neocatecumenal. A "grande festa" deste Encontro Europeu de Jovens está marcada para a tarde de 14 de Maio, no Santuário de Fátima, após a partida do Papa Bento XVI para Roma, depois deste ter celebrado missa na Avenida dos Aliados, no Porto.</p>
Corpo do artigo
Esta iniciativa de oração e evangelização será presidida pelo cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo.
"Como um dos frutos da vinda da Sua Santidade a Portugal, e nomeadamente a Fátima, o Caminho Neocatecumenal terá um Encontro Vocacional de Jovens da Europa", afirmou Fernando Alvarez na sala de imprensa do Santuário. O encontro decorrerá no recinto.
"Este encontro foi convocado pelos iniciadores do Caminho Neocatecumenal, Kiko Argüello, Carmen Hernández e pelo padre Mario Pezzi, à semelhança do que tem sido feito ao longo de muitos anos, na sequência das Jornadas Mundiais da Juventude, e da visita do Papa a determinado país, quando a ocasião para tal se proporcione", disse o responsável.
Os jovens participarão nas celebrações relacionadas com a visita do Papa a Portugal. Em Fátima, irão participar numa "celebração da palavra", na procissão com a imagem de Nossa Senhora, que será levada pelos presbíteros assistentes.
Haverá ainda uma pregação centrada no anúncio do Kérygma, isto é, "o anúncio de Jesus Cristo morto e ressuscitado por cada um de nós, e do envio do Espírito Santo como selo do seu perdão".
Segundo Fernando Alvarez, este encontro "é uma chamada vocacional ao sacerdócio e à vida de clausura, mas também ao matrimónio cristão". A celebração termina com essa "chamada".