Milhares de membros de mesa de voto serão vacinados este sábado. Caso seja necessário, a imunização, que é voluntária, poderá realizar-se também no domingo. Será administrada a dose de reforço a todos que desejarem. Quem não tiver sido vacinado ou não tiver o esquema vacinal completo, também poderá aproveitar esta oportunidade para fazê-lo.
Corpo do artigo
A convocatória será feita por SMS, com base na informação disponibilizada pelos municípios.
A Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna solicitou às câmaras o envio da lista de todos os elementos que estarão ao serviço nas secções de voto no dia 23 (data do voto antecipado em mobilidade) e no dia 30. A maioria já remeteu a informação, identificando todos os escrutinadores com o número de utente e o contacto mais direto.
O trabalho seguinte cabe ao Núcleo de Coordenação de Apoio ao Ministério da Saúde, que terá de identificar quem ainda não recebeu a dose de reforço e já está em condições de ser imunizado novamente. Os elegíveis receberão um SMS, convocando-os para o centro de vacinação local. No entanto, a vacinação é voluntária.
Quem não receber a convocatória, mas seja elegível para a dose de reforço também pode ser vacinado. No dia 15, no próximo sábado, os centros de vacinação estarão dedicados a imunizar os escrutinadores e os funcionários das juntas. Se ainda houver gente para imunizar, o processo de vacinação continuará no domingo.
"Haverá ainda senhas digitais para as pessoas elegíveis que não recebam a mensagem, mediante a apresentação de um documento comprovativo das funções em causa", especifica, em comunicado, o Ministério da Administração Interna.
Quase 90 mil pessoas
O JN apurou que os membros de mesas de voto e os funcionários das juntas afetos ao apoio ao ato eleitoral que ainda não foram vacinados ou não tenham completado o esquema vacinal podem fazê-lo, também, nos próximos sábado e domingo.
Como noticiou o JN, nas eleições legislativas, estarão quase 90 mil pessoas mobilizadas para trabalhar nas mesas de voto em dois momentos do sufrágio: no dia do voto antecipado e no dia oficial das eleições. De acordo com a informação prestada pelo Ministério da Administração Interna, estarão ao serviço das legislativas 88 650 mil elementos para apoiar os eleitores nas mesas de voto: 13 030 nas 2606 secções dedicadas ao voto antecipado em mobilidade no dia 23 e 75 620 nas 13 821 secções disponibilizadas no dia 30.