Militantes do PSD no Bolhão? Governo diz ter informado todos os grupos parlamentares
O Governo esclareceu, esta quarta-feira, que informou todos os grupos parlamentares sobre a realização do Conselho de Ministros no Porto e convidou deputados de todos os partidos, como acontece habitualmente nas deslocações de membros do executivo.
Corpo do artigo
Este esclarecimento foi feito por fonte do Governo à Lusa, depois de o primeiro-ministro, Luís Montenegro, ter sido questionado sobre o envio de mensagens a militantes do PSD para estarem presentes no Mercado do Bolhão, que disse desconhecer.
De acordo com fonte do executivo, o Governo informou na terça-feira "todos os grupos parlamentares" deste evento e convidou deputados de todos os partidos, como é habitual nas deslocações dos membros do executivo.
Na conferência de imprensa que se seguiu ao Conselho de Ministros, Luís Montenegro rejeitou ter violado "deveres de neutralidade e de isenção" ao fazer um Conselho de Ministros no Mercado do Bolhão, no Porto, onde entrou ladeado pelo anunciado candidato à Câmara do Porto, Pedro Duarte.
"Eu creio que não houve aqui nenhuma violação dos deveres de neutralidade e de isenção, não houve aqui nenhuma ação a colocar em causa esses princípios, é a minha convicção", disse.
O "briefing" estava inicialmente previsto ser realizado numa sala, mas passou para o piso das bancas do Mercado do Bolhão, onde Luís Montenegro falou aos jornalistas, com o Governo atrás de si, depois de o executivo ter posado para uma fotografia de família um ano após ter iniciado funções.
"As pessoas não vão decidir o seu sentido de voto pelo Governo ter vindo aqui hoje ou não. As pessoas vão decidir o seu sentido de voto por aquilo que acham que é melhor para o país daqui para a frente, e nós sujeitamo-nos a essa avaliação com humildade", considerou.
Perante uma pergunta relativa a uma mensagem que circulou entre os militantes do PSD que convidava os apoiantes "a ir cumprimentar" o presidente do PSD, Luís Montenegro disse desconhecer tal mensagem, mas admitiu "que possa haver trabalho político das estruturas partidárias, é normal", e que "com certeza terá justificação".
Na mensagem, a que a Lusa teve acesso, lia-se: “Caro(a) militante, informa-se que amanhã, dia 2 de abril, o primeiro-ministro Luís Montenegro estará na cidade do Porto, numa reunião do Conselho de Ministros que assinalará 1 ano de governação. O primeiro-ministro chegará ao Mercado do Bolhão pelas 10.20 horas e sairá pelas 12.30 horas. Todos estão convidados a ir cumprimentar o nosso presidente”.
À chegada ao Mercado do Bolhão, onde foi recebido pelo presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, e ladeado pelo ministro dos Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte, Montenegro foi questionado sobre se estava em campanha eleitoral e respondeu "não propriamente", dizendo apenas que estava a cumprimentar as pessoas.
Após o "briefing", o Governo seguiu em conjunto, a pé, para um almoço no Café Majestic, na Rua de Santa Catarina.
Hugo Soares considera “normal e saudável” o apoio de militantes do PSD ao Governo
O secretário-geral do PSD também considerou “normal e saudável” que militantes do partido tenham estado no Porto a apoiar o Governo e admitiu como “uma coincidência feliz” o anúncio da candidatura autárquica do ministro Pedro Duarte.
Numa conferência de imprensa para anunciar o novo nome da coligação PSD/CDS-PP, depois de a primeira versão ter sido chumbada pelo Tribunal Constitucional, Hugo Soares foi questionado sobre o envio de mensagens a militantes do PSD para comparecerem no mercado de Bolhão, no Porto, onde decorreu um Conselho de Ministros para assinalar um ano do executivo.
O secretário-geral e líder parlamentar do PSD começou por frisar que todas as bancadas, através do Ministério dos Assuntos Parlamentares, são informadas das deslocações do Governo e todos os deputados “são livres” para se juntar a estas iniciativas.
“O PSD do Porto entendeu comunicar aos seus militantes que o Governo que apoia, que o primeiro-ministro que apoia, estaria no Porto naquela ocasião, para quem quisesse estar presente a saudar o Governo”, afirmou.
Hugo Soares frisou que “os militantes do PSD do Porto não participaram em nenhum Conselho de Ministros, não participaram em nenhuma reunião formal do Governo”.
“Estiveram à porta a receber o primeiro-ministro, como eu creio que é absolutamente normal e diria até que creio que é saudável e demonstra bem o empenho que o PSD tem no apoio ao Governo de Portugal”, afirmou.