O Ministério da Educação prolongou, esta quarta-feira, o prazo para a renovação de matrículas do 6º ao 9º anos e 11º ano para o ano letivo 2024/2025 devido aos contrangimentos que se têm verificado no Portal de Matrículas. Os encarregados de educação têm, assim, mais uma semana para realizar as incrições.
Corpo do artigo
"Com o elevado número de acessos à plataforma do Portal das Matrículas, que resultou em fortes constrangimentos, o Ministério da Educação, Ciência e Inovação [MECI] decidiu prolongar por uma semana, até 5 de julho, o prazo de renovação de matrícula do 6.º, 7.º, 8.º, 9.º e 11.º anos", revelou, o Ministério da Educação, em comunicado enviado às redações. Nos últimos dias, vários encarregados de educação, preocupados com o aproximar do fim do prazo, têm relatado dificuldades em aceder à plataforma.
As matrículas para estes anos escolares arrancaram no passado sábado, dia 22 de junho, e deveriam terminar esta sexta-feira, dia 28. No entanto, o MECI reconheceu que a plataforma "não tem conseguido dar resposta", sendo que nesta fase são esperados mais de 100 mil registos. Segundo a tutela, às 17.30 horas desta quarta-feira apenas 19 920 renovações tinham sido concluídas.
No comunicado, a tutela atribuiu as falhas na plataforma online ao facto de o anterior Governo ter adjudicado, apenas em fevereiro de 2024, à OutSystems e à Babel o desenvolvimento da nova plataforma. De acordo com o MECI, as duas empresas tecnológicas iniciaram os trabalhos em março, quando a 1.ª fase das matrículas - destinada ao pré-escolar e ao 1º ano do ensino básico - estava agendada para decorrer entre 15 de abril e 15 de maio de 2024. Ainda assim, nessa fase foram registadas mais de 150 mil matrículas.
O MECI sublinhou ainda que o Instituto de Gestão Financeira da Educação (IGeFE), que gere o Portal das Matrículas, está a trabalhar com as duas empresas "para solucionar os problemas e constrangimentos detetados, com a maior brevidade possível".