O Instituto de Avaliação Educativa (IAVE) só deu conta esta segunda-feira que folhas de exercícios, da prova de Matemática do 9.º, não tinham sido digitalizadas. Ministério da Educação, Ciência e Inovação garante que falhas abrangem 600 provas, ainda assim instaurou uma averiguação interna.
Corpo do artigo
"O Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI) avança com uma averiguação interna às falhas procedimentais e técnicas que levaram ao atraso na afixação dos resultados das provas finais do Ensino Básico. Serão apuradas responsabilidades junto dos envolvidos nos serviços do Júri Nacional de Exames (JNE) e do Instituto de Avaliação Educativa (IAVE)", lê-se no comunicado divulgado esta quarta-feira.
Os resultados deviam das provas do 9.º deviam ter sido divulgados ontem, à semelhança dos exames do Secundário, mas acabaram por só hoje ser homologados e enviados às escolas, tendo sido as pautas afixadas durante esta tarde. O prazo para inscrição na segunda fase de exames termina hoje. A orientação enviada pela tutela aos estabelecimentos é que os alunos que tiveram negativa nos exames e fiquem em situação de reprovação a uma ou às duas disciplinas fiquem automaticamente inscritos na segunda fase de provas.
De acordo com a informação do IAVE (responsável pela produção dos exames e provas nacionais), "o atraso deveu-se a falhas técnicas identificadas no dia 14 de julho. Entre outras falhas técnicas que possam ser identificadas na averiguação, uma foi a não submissão, na plataforma do IAVE, das folhas digitalizadas das provas de Matemática, o que impediu a classificação atempada das respetivas provas e que os resultados fossem enviados às escolas dentro do prazo previsto", explica o MECI.
O Governo garante que as falhas abrangeram cerca de 600 provas num universo de mais de 97 mil provas, o que corresponde a cerca de 0,6% do total.
Hoje, a ordem dada ao JNE foi para que enviassem os resultados às escolas ao mesmo tempo em todo o território nacional, após a classificação de todas as provas. Ora, os três Agrupamentos de Exames do JNE no Alentejo (Beja, Évora e Portalegre) não terão cumprido esta orientação e enviaram os resultados mais cedo. As escolas que afixaram as pautas mais cedo tiveram de as retirar, revelou a tutela.
A prova de Português da segunda fase realiza-se esta sexta-feira, a de Matemática é no dia 22. No comunicado, o MECI sublinha que os prazos para as matrículas no 10.º e 12.º se mantém até dia 27.
No dia 25 de junho, foram realizadas 97.352 provas de Português, o que corresponde a 99% das provas previstas. No dia 20 de junho, foram realizadas 97.450 provas de Matemática, correspondendo a 99% do total de provas previstas.