Ministério da Educação volta a prolongar o prazo das matrículas até 8 de julho
O Ministério da Eucação, Ciência e Inovação voltou a prolongar o prazo para as matrículas do 6.º ano ao 9.º ano e 11.º ano, que terminava esta sexta-feira, devido aos constrangimentos sentidos nos últimos dias. A principal razão é a falha ocorrida nas inscrições do ensino artístico articulado.
Corpo do artigo
Depois de já ter adiado, na semana passada, o prazo para esta sexta-feira, o Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI) decidiu prolongar até segunda-feira, 8 de julho, as inscrições no Portal das Matrículas.
Ao JN, o MECI explica que a principal razão para o prolongamento da data foram os constrangimentos ocorridos nas matrículas dos alunos que pretendem inscrever-se no ensino artístico articulado. "O adiamento do prazo serve para permitir que os alunos do ensino artístico especializado e as suas famílias tenham mais tempo de realizar as matrículas de forma tranquila", justifica o MECI. No entanto, o prazo é alargado para todos os alunos do 6.º ao 9.º ano e 11.º ano.
Tal como o JN noticiou na quarta-feira, o Portal das Matrículas estava a impedir centenas de encarregados de educação de matricularem os seus educandos no ensino articulado, por não incluir a opção no preenchimento dos dados relativos ao ano letivo transato.
Segundo o Ministério, o erro aconteceu por causa de "falhas de comunicação por parte do Instituto de Gestão Financeira da Educação (IGeFE) nas instruções às escolas para o carregamento de ofertas no âmbito do ensino artístico especializado". Ainda de acordo com a tutela, até às 16 horas desta quinta-feira já tinham sido registadas 87.073 matrículas ou renovações de matrículas, 2314 dos alunos do articulado.
As inscrições dos alunos do 2.º ao 5.º ano começam este sábado, 6 de julho, e prolongam-se até dia 10. A partir de 15 de julho, é a vez dos estudantes do 10.º e do 12.º ano fazerem as matrículas.