Ministra defendeu modelo das unidades locais de saúde para o Santa Maria
Ana Paula Martins participou no plano de negócios quando presidiu ao hospital. Documento aponta méritos e viabilidade económica da opção.
Corpo do artigo
A ministra da Saúde quer rever a criação das unidades locais de saúde (ULS) nos hospitais universitários, mas este foi o modelo que defendeu enquanto presidente do Hospital Santa Maria, em Lisboa. Ana Paula Martins participou no grupo de trabalho que elaborou o plano de negócios da ULS Lisboa Norte (agora ULS de Santa Maria) e que conclui pelo mérito da proposta, bem como pela sua viabilidade económica. Em resposta ao JN, a ministra da Saúde argumentou que a questão do financiamento não competia ao hospital e não foi colocada num documento desta natureza.
O plano de negócios, a que o JN teve acesso, foi realizado ao longo de 10 semanas, entre junho e agosto do ano passado. Além de Ana Paula Martins participaram mais 12 pessoas, em representação do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN), do agrupamento de centros de saúde Lisboa Norte e da ARS de Lisboa e Vale do Tejo. O documento, elaborado a pedido da Direção Executiva do SNS, faz a caraterização dos dois níveis de cuidados a integrar (primários e hospitalares) e apresenta o projeto conjunto em contexto de ULS “fundamentado nos ganhos em saúde para a comunidade abrangida e no mérito económico-financeiro”, considerando que a promoção da saúde e a prevenção da doença são a principal estratégia de promoção da sustentabilidade económico-financeira de médio e longo prazos.