O ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes, criticou a proposta do PAN sobre a criação de um dia sem carne no refeitório da Assembleia da República, questionando se o partido animalista também quer o dia da carne de raça autóctone ou do pescado nacional.
Corpo do artigo
A proposta do PAN visa alertar para a necessidade de reduzir emissões de gases com efeito de estufa, mas o ministro da Agricultura reagiu, de forma polémica, na rede social X: “O PAN quer impor refeições exclusivamente vegetarianas uma vez por semana na Assembleia da República. Discordo. Defendo a liberdade de escolha, informada e esclarecida”.
Depois, o governante questionou: “Defenderão produtos nacionais que contribuem para essa dieta vegetariana - tomate, batata, couve, cenoura, feijão-verde e ervilhas?”. E continuou: “Será que vão propor um dia dedicado a pratos de carne de raças autóctones ou pescado nacional?”.
Excesso de água “faz mal”
A reação de José Manuel Fernandes tornou-se viral nas redes sociais e já não é a primeira vez. Há duas semanas, em declarações à TSF, o mesmo ministro disse que “a longevidade é maior onde bebem tinto verde” e que “a água em excesso também faz mal”.
José Manuel Fernandes queria apelar ao consumo moderado de bebidas, mas acabou por ser criticado por não haver relação entre a longevidade e o consumo de vinho.