O ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, disse esta quarta-feira à noite que a introdução da vacinação obrigatória em Portugal é uma discussão que "está em aberto".
Corpo do artigo
Adalberto Campos Fernandes lembrou, em entrevista à RTP, que está neste momento em discussão na Assembleia da República uma proposta de lei de iniciativa do Governo para alterar a lei da saúde pública. E admitiu que, caso haja "um consenso que seja amplo, com a audição de peritos e especialistas, deve ser equacionada essa matéria, porque se trata, no plano dos princípios, de uma restrição da liberdade individual". O facto de a lei estar na AR "é uma boa oportunidade para iniciar esse debate", disse o ministro.
6231302
Questionado sobre o facto de ter sido iniciada, esta quarta-feira, uma petição de pais pedindo a introdução da vacinação obrigatória, o ministro respondeu que "o Governo não diz que não". Mas salvaguardou que "não é avisado discutir estas circunstâncias para já".
6230720
O governante faz depender uma eventual alteração à lei, tornando obrigatória a vacinação, de um "amplo consenso" no Parlamento, mas admitiu que isso pode acontecer "de imediato". "A proposta está na AR, cabe aos senhores deputados tomarem iniciativas nesse sentido, e o governo esta disponível e empenhado nesse debate", garantiu.