Ministro pede aos produtores para notificarem mortes de animais por língua azul
O ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, exortou os criadores a notificarem as autoridades das mortes de ovinos por língua azul. A subnotificação prejudica Portugal na captação de fundos europeus de apoio a situações de calamidade.
Corpo do artigo
O Ministério da Agricultura e Pescas autorizou o uso de uma vacina, ainda em fase experimental, para combater o novo serotipo da doença, afirmou o governante à chegada ao Fórum Regional “Europa Pós-2027 Quo Vadis?”, que decorre esta terça-feira, em Guimarães.
Segundo José Manuel Fernandes, só estão notificados quatro mil casos de mortes de ovinos por língua azul, “embora se suspeite que possam ser 51 mil casos”. O ministro refere que o ministério não pode “inventar números” e que é com base nesses dados que é possível acionar os fundos de calamidade da União Europeia.
A vacinação para o novo serotipo em circulação já está disponível no mercado, embora com uma vacina ainda experimental, para a qual foi dada uma autorização especial. “Para agilizar o processo, serão as associações de produtores a fazer a vacinação e depois serão reembolsados. Para este efeito temos um milhão de euros, que pensamos que vão ser suficientes”, afirmou José Manuel Fernandes.