Mirandela tenta apuramento inédito para a final da Taça Europa em ténis de mesa
Equipa transmontana, que lidera o campeonato nacional da primeira liga, surpreendeu a Europa do ténis de mesa ao chegar às meias-finais da Europe Cup Women. Esta noite, recebe o Budaörsi Sport Club, da Hungria, em jogo da primeira mão.
Corpo do artigo
Mirandela tem, esta sexta-feira, uma grande noite europeia em perspetiva com a realização da primeira mão das meias-finais da Liga Europa Feminina de Ténis de Mesa, onde está pela primeira vez na sua história, o Clube Ténis de Mesa (CTM) de Mirandela, que, depois de um percurso imaculado, vai agora tentar ultrapassar a equipa do Budaörsi Sport Club, da Hungria, para estar na final da Europe Cup Women.
Nos quartos-de-final, a equipa mirandelense, atual líder da primeira liga portuguesa, só com vitórias, surpreendeu a Europa do ténis de mesa, ao eliminar a formação francesa do Joué Lès Tours, que vinha da Liga dos Campeões Europeus. Já a equipa húngara afastou o Ostrov, da República Checa.
A treinadora da equipa mirandelense elogia as qualidades da equipa adversária, “tem duas jogadoras da seleção da Hungria, por isso é uma equipa forte, mas se estamos nas meias-finais é porque também somos boas". "Penso que as possibilidades são repartidas, 50/50, depende do momento”, disse ao JN Xie Juan, que representa o clube há 27 anos, primeiro como atleta e agora como treinadora.
A técnica das transmontanas, que acumula com o cargo de selecionadora nacional da equipa feminina, conta voltar a ter muita gente a apoiar a equipa, tal como de resto aconteceu nos quartos-de-final: "Espero ter novamente muita gente, oxalá volte a ser igual."
Já a atleta do CTM Mirandela, Annamaria Erdeliy, diz que a equipa está “confiante”, mas não tem dúvidas de que será necessário muita concentração. “Treinamos bem, estamos preparadas, mas vai ser um jogo muito difícil”, reconhece a atleta sérvia, que já representa o clube mirandelense há 16 anos.
Inês Matos diz que a união do grupo “tem sido determinante para chegar até aqui e vamos ter de usar novamente a nossa capacidade de lutar para conseguirmos vencer e passar à final”, refere a jovem atleta, que esteve recentemente a representar a seleção nacional feminina no mundial que decorreu na Coreia do Sul, tal como aconteceu com Matilde Pinto, outra atleta formada no CTM Mirandela.
O presidente da direção do clube não esconde o "enorme orgulho" pelo percurso europeu que está a fazer a equipa e sonha com a final europeia. “A equipa que nos vai visitar é a base da seleção da Hungria, mas também nós temos aqui a base da seleção portuguesa, pelo que está tudo em aberto, vai ser muito difícil, mas também sabemos que podemos ultrapassar essas dificuldades. Confio muito na equipa, porque é superiormente dirigida por uma pessoa muito experiente e muito competente", afirma Isidro Borges.
A presença na final da Liga Europa feminina começa a jogar-se esta noite, no Pavilhão da Reginorde, às 19 horas, com o CTM Mirandela a receber o Budaörsi Sport Club, da Hungria.
Na outra meia-final jogam o Constanta, da Roménia, e as espanholas do Museo De la Almendra Francisco Morales.