<p>A vasta diocese do Porto, que ultrapassa dois milhões de habitantes, tem um ambicioso projecto missionário para a nova década do século XXI, por proposta do seu bispo, D. Manuel Clemente, acolhida por toda a Igreja Portucalense e já em marcha: "Missão 2010 - Co-responsabilidade para a nova evangelização".</p>
Corpo do artigo
O trabalho preparatório deve-se, em primeiro lugar, à insistência optimista de D. Manuel Clemente e do Conselho Episcopal, alargada aos secretariados diocesanos, que têm tido muito trabalho de planificação de actividades de âmbito diocesano e de estímulo para as iniciativas desejadas a nível de toda a diocese.
A "Missão 2010" falharia se fosse uma questão apenas de cúpulas e não animasse o trabalho, discreto mas essencial das bases. É, desde a primeira hora, uma dinâmica que quer envolver todos os diocesanos na nova evangelização, a de sempre, mas actualizada aos novos desafios e problemas da sociedade de hoje.
Muitas vezes em Igreja os mais atentos limitam-se a "chover no molhado", que é, como quem diz, a falar de si e para os do costume, como se a evangelização se limitasse a ser como a pescadinha com o rabo na boca. Hoje, mais do que nunca, numa sociedade secularizada, é preciso que a Igreja tenha nova dinâmica e faça uma proposta para os que andam arredios de Cristo ou que praticamente nunca ouviram falar d'Ele, a ponto de os despertar para uma eventual conversão evangélica. Há muito quem mantenha um vago sentimento religioso, mas cada vez menos cristão, ou viva na indiferença, no agnosticismo ou no ateísmo, teórico ou prático. Passa por aí, sobretudo, a nova evangelização.