Doou ainda 796 mil euros em vales e 30,8 milhões de euros em excedentes alimentares.
Corpo do artigo
A Missão Continente, projeto solidário do Continente, apoiou 102 mil alunos em 2023, um aumento de 44% face ao ano anterior. Segundo um relatório de impacto divulgado pela própria associação, houve mais duas grandes áreas de atuação para além da educação: a da inclusão social, que incluiu a realização de 7500 consultas, e a da saúde, com a criação de projetos destinados a mais de seis mil beneficiários.
Ainda segundo o relatório, a Missão Continente doou 796 mil euros em vales solidários para campanhas de instituições como o Banco Alimentar ou a Cruz Vermelha. Deu também 416 mil euros a 227 instituições locais.
25 mil apoios a domicílio
Em 2023, esta iniciativa foi responsável, ainda segundo o documento, por arrecadar 262 mil euros através de venda de sacos solidários e de um livro infantil. O montante foi entregue a instituições de solidariedade social.
Por fim, a associação do universo Sonae, empresa que este ano teve lucros de 357 milhões de euros, também doou o equivalente a 30,8 milhões de euros em excedentes alimentares das suas lojas. Esta ação abrangeu 1097 instituições.
No que toca à educação, os 102 mil alunos apoiados pertencem a mais de 800 escolas (22% a mais do que no ano letivo 2021/2022). Na área da inclusão social foram ajudadas 11 mil pessoas (incluindo quatro mil visitas ao domicílio e a compra de três viaturas) e, na saúde, os 700 voluntários auxiliaram seis mil pessoas, apoiadas com 25 mil visitas ao domicílio.
Citada em comunicado, a diretora de comunicação e responsabilidade social do Continente, Nádia Reis, frisou que a Missão “tem vindo a reforçar o envolvimento junto das comunidades”. Disse ainda que, ao publicar o relatório, a associação dá “os primeiros passos na medição do [seu] impacto social”.
Excedente alimentar
Em 20 anos de existência, a Missão Continente doou 122,7 milhões de euros em excedentes alimentares, o equivalente a 35 milhões de refeições.
Concertos solidários
Em 2023, foram arrecadados 98 mil euros em dez concertos solidários. A quantia foi entregue a dez associações.