Moção de estratégia de Carneiro vai defender consenso nacional para a habitação
A moção de estratégia com que José Luís Carneiro concorre às diretas do PS está a ser coordenada por um conselho estratégico de que fazem parte, entre outros, Vieira da Silva, Maria Antónia Almeida Santos, Capoulas Santos, Jamila Madeira, Vasco Franco e André Moz Caldas. Um dos temas será a crise da habitação.
Corpo do artigo
Vasco Franco, antigo vereador do PS na Câmara de Lisboa, admitiu ao JN que a resposta ao problema da falta de habitação acessível nas cidades "terá uma prioridade muito grande" nesta moção de estratégia global, que está a ser preparada e cuja coordenação da redação está a cargo de André Moz Caldas, atual secretário de Estado da presidência do Conselho de Ministros e apoiante de José Luís Carneiro nas diretas de 15 e 16 de dezembro.
Vasco Franco, que foi antigo autarca em Lisboa e responsável pela execução do programa PER, o maior programa de promoção da habitação pública em Portugal e na cidade de Lisboa, admite que há um problema de "emergência social" para resolver e que "não é possível ignorar" que é a crise da habitação. Por um lado, "há que reforçar as medidas de apoio às famílias que estão ser despejadas por não conseguirem pagar a prestação da casa ao banco ou a renda ao senhorio", bem como "encontrar uma resposta muito efetiva para o crescimento do número de pessoas em situação de sem abrigo" em Portugal.