O ciclone "Alex" já passou a furacão de categoria 1 e vai atingir o grupo central dos Açores na sexta-feira, revelou a delegação regional do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
Corpo do artigo
Em comunicado entretanto colocado na página da rede social Facebook, a delegação dos Açores do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) informa que "a tempestade tropical 'Alex' intensificou-se", neste momento é "um furacão de categoria 1".
O mesmo comunicado adianta que se prevê um aumento da intensidade do vento e da agitação marítima, em especial nas ilhas do grupo central (São Jorge, Graciosa, Terceira, Faial e Pico).
O IPMA atualizou, entretanto, o aviso vermelho para os Açores, prevendo que as rajadas de vento possam atingir 160 quilómetros/hora e o mar tenha ondas até 14 metros no grupo central do arquipélago.
Segundo o IPMA, para as cinco ilhas deste grupo o aviso vermelho para chuva vigora entre as 2 horas e as 14 horas de sexta-feira (mais uma hora em Lisboa), enquanto o mesmo aviso para o mar mantém-se entre as 5 horas e as 15 horas.
O mesmo aviso vermelho, o mais grave numa escala de quatro, mas para o vento está em vigor entre as 5 horas e as 14 horas de sexta-feira no mesmo grupo.
Para o grupo oriental (São Miguel e Santa Maria) foi também emitido um aviso vermelho para chuva entre as 2 horas e as 14 horas de sexta-feira e para vento, esperando-se nestas ilhas rajadas até 130 quilómetros/hora entre as 5 horas e as 13 horas.
As primeiras consequências do mau tempo já se fazem sentir. Esta quinta-feira, a transportadora aérea SATA cancelou dois voos, afetando 150 passageiros.
O Governo Regional dos Açores recomendou o encerramento de todos os jardins-de-infância e creches das ilhas dos grupos central e oriental na sexta-feira devido ao agravamento do estado do tempo.
Carlos Ramalho, do IPMA, esclareceu que, "às 5 da manhã [desta quinta-feira], a tempestade estava a 905 quilómetros a sul-sudoeste dos Açores, com deslocamento para norte-nordeste, a uma velocidade de 30 quilómetros/hora".
"A partir da noite de hoje, com a aproximação da tempestade 'Alex', espera-se um aumento gradual da intensidade do vento, de 80 km/hora no grupo oriental (ilhas de Santa Maria e São Miguel), sendo que a influência será sentida de forma mais intensa a partir da madrugada e durante a manhã de sexta-feira", adiantou o meteorologista.
Um ciclone é uma depressão cujos ventos atingem velocidade elevada e, por norma, inclui precipitação, sendo uma situação que poderá originar fenómenos extremos de chuva, de vento e de agitação marítima, de acordo com o IPMA.
Este ciclone é, desde 1978, o primeiro a formar-se em janeiro e é também apenas o quarto conhecido neste mês desde que há registos, ou seja, desde 1851, alertou o IPMA.
"Nesta altura do ano não é normal ocorrerem tempestades tropicais, que são frequentes nos meses de verão e outono", adiantou Carlos Ramalho, acrescentando que uma melhoria do estado do tempo está prevista para a tarde de sexta-feira.
O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores alertou, entretanto, que o eventual impacto dos efeitos do furacão "pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados".
Nesse sentido, o IPMA recomenda a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas e a retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento, e a adequada fixação de estruturas soltas, como andaimes ou placards e outras estruturas montadas ou suspensas.
A Proteção Civil açoriana aconselha também a manter limpos os sistemas de drenagem e a consolidar telhados, portas e janelas, devendo a população ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas, não devendo praticar atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar.