Há 500 mil moedas comemorativas de dois euros para serem distribuídas durante a época de celebração da Revolução dos Cravos. Na segunda-feira, 22 de abril, o Banco de Portugal vai colocar as moedas em circulação.
Corpo do artigo
A circulação da moeda do 25 de Abril começa três dias antes da aguardada celebração no país, a 22 de abril, segunda-feira. “A distribuição ao público será efetuada por intermédio das instituições de crédito, das tesourarias do Banco de Portugal e das lojas da Imprensa Nacional – Casa da Moeda”, lê-se na página de internet do Banco de Portugal.
De modo a celebrar os 50 anos do fim da ditadura do Estado Novo em Portugal, a Casa da Moeda foi autorizada a emitir esta moeda comemorativa de dois euros. Para além da Revolução dos Cravos, será também distribuída uma moeda no mesmo valor para a participação de Portugal nos Jogos Olímpicos.
No caso da moeda do 25 de Abril, um cravo e 50 linhas estão desenhados de forma a representar “as diferentes ideias e projetos que nasceram nesse dia”, acompanhado de uma frase de um poema Sophia de Mello Breyner Andresen.
“Esta é a madrugada que eu esperava” do poema “O Nome das Coisas” aparece gravado, juntamente com o escudo de armas nacional, a data e indicação do autor e da Casa da Moeda.
As características da moeda foram aprovadas a 8 de fevereiro e o limite de produção foi estabelecido em 500 mil moedas.