No contexto atual de eleições antecipadas, Luís Montenegro defende que a decisão sobre a localização do novo aeroporto de Lisboa só deve ser tomada pelo próximo Governo. Comissão Técnica entrega avaliação até 31 de dezembro.
Corpo do artigo
“Neste contexto de cessação de funções pré-anunciadas do Governo, parece-me de bom-tom - ainda terei oportunidade de contactar o secretário-geral do PS e primeiro-ministro para esse efeito - que a decisão possa ser tomada depois de cumprida a campanha eleitoral e de escolhido o novo Parlamento e, por via dele, também o novo Governo", disse Luís Montenegro, na terça-feira, em declarações à rádio TSF.
Para o líder social-democrata, a decisão deve ser o mais consensual possível e "não contaminar" a campanha eleitoral.
"Nós cumpriremos a nossa parte, que é aguardar a apresentação do relatório da Comissão Técnica Independente e depois fazemos uma avaliação para poder tomar uma posição”, indicou Montenegro, à margem de uma visita à Fortaleza de Sagres, no distrito de Faro, no âmbito da iniciativa Sentir Portugal.
A Comissão Técnica Independente (CTI) que está a avaliar qual será a melhor localização para o novo aeroporto de Lisboa tem até 31 de dezembro para apresentar as concluões ao Governo. “Aguardaremos com toda a tranquilidade os resultados da avaliação, mas creio que a campanha eleitoral não deve ser contaminada com este assunto, nem deve centrar-se neste assunto por mais importante que ele seja - e ele é importante", defende Luís Montengero.
"Teremos aqui um período em que todos os partidos políticos se podem debruçar sobre o conteúdo do relatório para, logo após as eleições, ser tomada uma decisão", aponta o líder social-democrata.