Montenegro espera que diálogo seja retomado no Irão e manifesta preocupação com portugueses

O primeiro-ministro Luís Montenegro
Foto: Nuno Veiga/Lusa
O primeiro-ministro português manifestou, esta segunda-feira, o desejo de que o diálogo diplomático seja restabelecido rapidamente e que as hostilidades possam cessar, após os bombardeamentos realizados por Israel e Estados Unidos contra o Irão.
"O nosso desejo é que, muito rapidamente, seja restabelecido o diálogo diplomático e que as hostilidades possam cessar", afirmou Luís Montenegro no final da sessão de apresentação do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR)2026, em Ponte da Barca (Viana do Castelo).
O chefe de Governo disse estar a acompanhar a situação dos portugueses na região "com muita preocupação"
"Neste momento, a nossa primeira preocupação são os portugueses que se encontram na região. Temos toda a nossa estrutura consular disponível e, no terreno, para tentar acudir a todas as solicitações", frisou.
Luís Montenegro não quantificou o número de portugueses que manifestaram vontade de abandonar a região.
"Temos tido vários contactos e temos, sobretudo, feito um apelo para que todos quantos tenham essa necessidade, alguns dos quais são turistas que estão em trânsito e foram apanhados de completamente desprevenidos, possam ter acesso a um número de emergência e, através dele, entrar e contacto com o Governo para tentarmos, com as companhias aéreas agilizar o seu regresso a Portugal", reforçou.
