O presidente do PSD, Luís Montenegro, já reuniu com os promotores técnicos do futuro aeroporto internacional de Santarém e considera que o projeto deve ser ponderado. O Governo também já conhece este estudo preliminar, que, pelas contas dos promotores, deverá custar menos de mil milhões de euros e será financiado por capitais privados.
Corpo do artigo
"No âmbito das audições que promovi no PSD, já ouvimos os promotores técnicos desse projeto", disse Luís Montenegro ao Público, em entrevista publicada esta quinta-feira. "Não deixaremos de ter isso em conta na nossa apreciação, porque é efetivamente um projeto que, pelo menos, deve ser ponderado", afirmou. "É isso que estamos a fazer com a informação que nos foi dada, e que foi muita."
Montenegro esclareceu, contudo, que a construção de um aeroporto em Santarém "é uma solução nova de que nunca tinha ouvido falar, que andou a ser estudada nos últimos anos." Nesse sentido, garantiu que essa possibilidade não foi discutida com o primeiro-ministro António Costa, a 22 de julho, quando ambos se reuniram após ter tomado posse como presidente do PSD.
Tal como o JN já escreveu, o projeto de construção de um aeroporto em Benavente, onde se situa o campo de tiro de Alcochete, ou em Santarém, conta com o apoio de Pedro Ribeiro, presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) Lezíria do Tejo e da Câmara de Almeirim, eleito pelo PS, que aguarda a marcação de uma reunião para conhecer a proposta. O presidente da Comissão Política Distrital do PSD de Santarém, João Moura, também defende esta solução.
Contactado ontem pelo JN, Pedro Ribeiro continua a desconhecer a data do encontro pedido pelos promotores, do qual soube por intermédio de Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara de Santarém, eleito pelo PSD. O autarca diz que só falará sobre o assunto no "final do mês", ou seja, após o projeto ter sido apresentado ao executivo municipal e aos municípios da CIM Lezíria do Tejo.
A próxima reunião entre os autarcas da CIM Lezíria do Tejo está marcada para 29 de setembro. Pedro Ribeiro diz que a ordem de trabalhos ainda não foi fechada, mas acredita que o projeto de aeroporto em Santarém será "com certeza tema de conversa". Embora se desconheça quem são os investidores, a SIC avançou que Humberto Pedrosa, ex-acionista da TAP, é o "rosto principal do plano".