
A 22 de julho, o pimeiro-ministro António Costa recebeu o novo líder do PSD, Luís Montenegro, para discutir, entre outros assuntos, o novo aeroporto da região de Lisboa
JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA
O presidente do PSD, Luís Montenegro, já reuniu com os promotores técnicos do futuro aeroporto internacional de Santarém e considera que o projeto deve ser ponderado. O Governo também já conhece este estudo preliminar, que, pelas contas dos promotores, deverá custar menos de mil milhões de euros e será financiado por capitais privados.
"No âmbito das audições que promovi no PSD, já ouvimos os promotores técnicos desse projeto", disse Luís Montenegro ao Público, em entrevista publicada esta quinta-feira. "Não deixaremos de ter isso em conta na nossa apreciação, porque é efetivamente um projeto que, pelo menos, deve ser ponderado", afirmou. "É isso que estamos a fazer com a informação que nos foi dada, e que foi muita."
Montenegro esclareceu, contudo, que a construção de um aeroporto em Santarém "é uma solução nova de que nunca tinha ouvido falar, que andou a ser estudada nos últimos anos." Nesse sentido, garantiu que essa possibilidade não foi discutida com o primeiro-ministro António Costa, a 22 de julho, quando ambos se reuniram após ter tomado posse como presidente do PSD.
Tal como o JN já escreveu, o projeto de construção de um aeroporto em Benavente, onde se situa o campo de tiro de Alcochete, ou em Santarém, conta com o apoio de Pedro Ribeiro, presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) Lezíria do Tejo e da Câmara de Almeirim, eleito pelo PS, que aguarda a marcação de uma reunião para conhecer a proposta. O presidente da Comissão Política Distrital do PSD de Santarém, João Moura, também defende esta solução.
Contactado ontem pelo JN, Pedro Ribeiro continua a desconhecer a data do encontro pedido pelos promotores, do qual soube por intermédio de Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara de Santarém, eleito pelo PSD. O autarca diz que só falará sobre o assunto no "final do mês", ou seja, após o projeto ter sido apresentado ao executivo municipal e aos municípios da CIM Lezíria do Tejo.
A próxima reunião entre os autarcas da CIM Lezíria do Tejo está marcada para 29 de setembro. Pedro Ribeiro diz que a ordem de trabalhos ainda não foi fechada, mas acredita que o projeto de aeroporto em Santarém será "com certeza tema de conversa". Embora se desconheça quem são os investidores, a SIC avançou que Humberto Pedrosa, ex-acionista da TAP, é o "rosto principal do plano".
