Luís Montenegro disse, este sábado, acreditar que o PSD irá vencer as autárquicas, mas que é preciso "pôr de lado os interesses ou as vaidades pessoais, abrir as candidaturas à sociedade", bem como apresentar candidatos "credíveis". Anunciou ainda que Sebastião Bugalho e Ana Gabriela Cabilhas já são militantes.
Corpo do artigo
Sob o lema "Portugal no bom caminho", o presidente do PSD disse que os sociais-democratas "chegam aqui reforçados na unidade e coesão do partido, sem nunca perder a pluralidade, capacidade introspetiva e discussão livre de ideias”. Além disso, destacou que o PSD "não desperdiça valia dos quadros políticos".
Lembrou então a presença de independentes em “muitas das realizações e trabalhos” desde o Conselho Estratégico ao Parlamento Europeu. "Muitos continuam independentes, outros acabaram por aderir à nossa militância. É o caso de Ana Gabriela Cabilhas e Sebastião Bugalho", anunciou.
Montenegro, cuja moção de estratégia global aponta como grande desafio o próximo ciclo eleitoral, manifestou-se depois convencido de que o PSD irá recuperar as lideranças da Associação Nacional dos Municípios Portugueses e da Associação Nacional de Freguesias. "Preparação, humildade, trabalho, persistência, resistência, abertura, proximidade, espírito de equipa, competência e olhos postos no futuro", defendeu o líder social-democrata.
Ao partido, deixou um repto: "Pôr de lado os interesses ou as vaidades pessoais, abrir as candidaturas à sociedade, sentir o pulsar da comunidade. Apresentar equipas, candidatos e projectos credíveis. Se o fizermos, vamos mesmo reconquistar a liderança da Associação Nacional de Municípios e da Associação Nacional de Freguesias: os objetivos que traçámos para este combate eleitoral".
Antes, lembrou as vitórias do PSD nos últimos dois anos, como as eleições regionais dos Açores, duas eleições regionais na Madeira - tendo dado os parabéns a Miguel Albuquerque - a manutenção da representação no Parlamento Europeu e a vitória nas eleições legislativas, embora num Governo minoritário.