Moreira atraído pelo projeto europeu mas não confirma candidatura às Europeias
Rui Moreira é o nome mais falado para liderar as listas da Aliança Democrática às Europeias, mas recusa abrir o jogo sobre o futuro. No espaço de comentário que tem na CCN Portugal, o atual presidente da Câmara do Porto disse que se sente atraído pelo projeto europeu, mas não confirmou a candidatura.
Corpo do artigo
Sem querer "comentar ou relevar muita coisa", Moreira reconheceu o interesse que tem pelos assuntos europeus e que se sente lisonjeado pelos comentários que tem ouvido sobre a sua possível escolha para cabeça de lista da AD nas eleições de junho. Deixa agora a escolha para a direção do PSD, que este segunda-feira deverá tomar uma decisão.
“A questão da Europa é uma coisa que me interessa e que principalmente me preocupa. Todos temos de nos preocupar com a Europa e com o projeto europeu. O projeto europeu foi o grande projeto do século XX para os europeus depois de duas guerras devastadoras. Neste momento, precisamos de lutar pela Europa que queremos. Uma Europa que está ameaçada por guerras. Confesso, que é um projeto que, de alguma maneira, me atrai“, explicou Rui Moreira, domingo à noite, numa altura em que, reconhece, o seu trabalho autárquico se aproxima do seu fim. "Os meus grandes planos estão, na sua grande maioria, concretizados ou numa fase de maturidade, que me permite olhar para o futuro", explicou.
Ainda não é oficialmente conhecido o cabeça de lista da AD -- com o nome do atual presidente da Câmara do Porto Rui Moreira a ser apontado como o mais provável por vários órgãos de comunicação social -, mas já se sabe que apenas uma das eleitas do PSD em 2019 poderá repetir-se como candidata a eurodeputada: Lídia Pereira, recentemente eleita vice-presidente do Partido Popular Europeu, e que foi há quatro anos a "número dois", numa aposta do então presidente do PSD, Rui Rio.