Desde que foi registada a primeira morte por Covid-19 em Portugal, há um mês, morrem em média seis idosos institucionalizados por dia. Os últimos casos conhecidos foram em Ílhavo, Melgaço e Santo Tirso.
Corpo do artigo
12070906
A Direção-Geral da Saúde não divulga dados exatos sobre a idade das vítimas de Covid-19 nem se eram utentes de lares. Contudo, anteontem, a diretora-geral revelou que "cerca de um terço" das mortes associadas à Covid-19 foram de idosos institucionalizados.
12076494
Significa que, até à data das declarações de Graça Freitas, morreram cerca de 200 idosos em lares e instituições sociais. O número, dividido pelos 31 dias que passaram desde a primeira morte em Portugal, dá uma média de 6,5 mortes de idosos em lares, por dia, até anteontem. O primeiro português a morrer de Covid-19 foi o massagista Mário Veríssimo, a 16 de março.
O distrito de Aveiro é o mais afetado, contabilizando mais de 40 vítimas, cerca de um quinto do total. O maior número registou-se no Lar da Santa Casa da Misericórdia de Aveiro, com 21 óbitos, seguindo-se o Lar de São José, em Ílhavo, com 11.
O lar de São José de Ílhavo deu conta de mais uma vítima mortal, uma mulher de 87 anos que tinha outras complicações associadas e sucumbiu à doença anteontem. Paulo Edgar, coordenador da instituição que gere o lar, revelou que há mais 30 utentes infetados, quatro dos quais internados no Hospital de Aveiro.
Ontem, a Câmara de Melgaço informou que já morreram cinco idosos no Lar Pereira de Sousa, que tem ainda 42 utentes e colaboradores positivos. As cinco vítimas são, para já, as únicas mortes por Covid-19 no concelho.
Santo Tirso
Santo Tirso é outro dos concelhos mais afetados. A porta-voz da Misericórdia de Santo Tirso, Sara Almeida e Sousa, confirmou ontem duas mortes recentes, por Covid-19, no Lar José Luiz d"Andrade. As duas idosas, de 70 e 80 anos, são as primeiras vítimas mortais no lar. Uma morreu ao final da noite de anteontem na instituição e outra morreu ontem no Centro Hospitalar do Médio Ave.
Naquele lar, há "34 utentes e 15 colaboradores que testaram positivo à doença", mas não é o pior caso. Também a cargo da Misericórdia de Santo Tirso, o Lar Dra. Leonor Beleza já registou quatro mortes entre os utentes, nos últimos 15 dias.
Saiba mais
Centro ilegal
O lar Mundo das Ternuras, em Matosinhos, que acolhia 13 utentes, 11 deles diagnosticados com Covid-19 e encaminhados para o hospital, funcionava ilegalmente, confirmou a Segurança Social. A instituição foi visada no ano passado pelo Instituto de Segurança Social, mas não acatou a deliberação de fecho. Tratando-se da prática de crime de desobediência, "foi dado conhecimento deste incumprimento ao Ministério Público de Matosinhos", disse fonte da SS.
Mais profissionais
A Misericórdia de Amarante e a Autarquia pediram apoio à tutela para profissionais de saúde nas instalações do antigo hospital da cidade que foram preparadas, preventivamente, para acolher idosos com Covid-19.
Rastreio em lares
O município de Vila Real arrancou ontem com um programa de rastreio à Covid-19 que vai abranger 279 utentes de estruturas residenciais para idosos e da Associação de Paralisia Cerebral do concelho. O município assume o custo destes testes, efetuados com zaragatoa, e cujos resultados deverão ser conhecidos até domingo.