
Eurico Figueiredo estava internado no Santo António
Foto: Direitos Reservados
O histórico socialista Eurico Figueiredo morreu, este sábado, aos 86 anos, avançou o Partido Socialista, em comunicado. O antigo deputado e dirigente do PS estava internado no hospital de Santo António, no Porto.
Eurico Figueiredo nasceu em Vila Real, em 1939, e, com 16 anos, entrou no MUD juvenil, tendo participado, dois anos mais tarde, na campanha do General Humberto Delgado.
Enquanto presidente da Comissão Pró-Associação dos Estudantes de Medicina de Lisboa, foi uma figura de destaque nas greves de 1962, acabando por ser expulso, durante 30 meses, da universidade. De 1962 a 1965, participou também na reorganização do movimento estudantil em Coimbra, fundando, em 1963, o movimento clandestino "Movimento Sindical Estudantil".
"Várias vezes preso pela PIDE, acabou por se ver obrigado ao exílio na Suíça, onde manteve profundas ligações aos movimentos oposicionistas portugueses", pode ler-se na nota.
Militante do PCP desde os 18 anos, deixou o partido em 1967, em protesto contra a invasão da Checoslováquia pela URSS. Entrou no PS em 1974 e foi várias vezes membro da Direção Nacional e Política do partido. Durante as décadas de 80 e 90 foi deputado e deixou o PS em 1999, em discordância com António Guterres.
Psiquiatra reconhecido, Eurico Figueiredo foi também "um grande defensor da região de Trás-os-Montes e da identidade duriense".

