Mulher de secretário de Estado nomeada chefe de gabinete do ministro da Coesão
A revista “Sábado” avança na sua edição online que Manuel Castro Almeida nomeou para sua chefe de gabinete Ana Silva Lopes, casada com o secretário de Estado do Tesouro e das Finanças, João Silva Lopes.
Corpo do artigo
O ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, nomeou para a chefia do seu gabinete Ana Cristina Gomes de Barros Tojal Silva Lopes, esposa do secretário de Estado do Tesouro e das Finanças, João Alexandre da Silva Lopes.
Contactado pela revista, o governante garantiu que as escolhas basearam-se “exclusivamente no mérito e na competência". Na resposta, Castro Almeida explica que “a minha atual chefe de gabinete já anteriormente exerceu funções de adjunta e posteriormente de chefe de gabinete no meu gabinete no XIX e no XX Governos Constitucionais respetivamente, existindo uma relação profissional e de confiança de muitos anos".
Uma análise do currículo do despacho de nomeação revela que Ana Silva Lopes trabalhou com Castro Almeida quando este era secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, primeiro como adjunta em 2011, depois como chefe de gabinete em 2015. Entre gabinetes ligados ao PSD, ocupou ainda em 2011 o cargo de adjunta do secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, Juvenal Silva Peneda. Mais recentemente, foi adjunta do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, em 2022.
Trata-se do segundo caso conhecido de ligações familiares no Governo. A mesma revista adiantou que, dois meses após a tomada de posse, o primeiro-ministro, Luís Montenegro, nomeou Mafalda Costa Pereira, mulher do chefe de gabinete dos Assuntos Europeus Pedro Costa Pereira.
A experiência anterior de Mafalda Costa Pereira em gabinetes ministeriais aconteceu com Governo socialistas: em 2008, exerceu funções de adjunta do gabinete deo primeiro-ministro de então, José Sócrates. Em agosto de 2011, foi nomeada assessora do grupo parlamentar socialista, além de ter sido coordenadora da equipa de comunicação do PS na liderança socialista de António José Seguro, a partir de 2013.