
Concurso para Câmaras e Juntas de Freguesia
Foto: Direitos reservados
Os Prémios Deco regressam para a sua 3.ª edição, a iniciativa da Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor distingue Municípios e Juntas de Freguesia que desenvolvem políticas e programas de apoio à população e de defesa do consumidor.
Corpo do artigo
O objetivo é reconhecer autarquias que implementem políticas locais inovadoras, sustentáveis e próximas dos munícipes. As candidaturas abrem hoje e decorrem até 31 de março. Os vencedores serão conhecidos em abril de 2026.
Para esta edição, foram criadas categorias, "alinhadas com as prioridades dos territórios": Habitação e Espaço Público, Bem-estar e Saúde Mental, Turismo, Políticas Verdes e Energia, Tecnologia e Inovação, Educação e Juventude, Imigração, Inclusão e Diversidade e Cultura e Lazer.
A Deco explica que as distinções se baseiam na pontuação obtida no formulário de inscrição, isto é, menção honrosa para quem alcançar mais de 75 pontos e prémio para pontuações iguais ou superiores a 90. A avaliação é feita por um painel de cinco elementos por categoria, sendo quatro comuns a todas e um especialista por área. Os vencedores recebem um troféu, um selo digital gráfico para divulgação e a possibilidade de participar noutras iniciativas da rede DECO.
André Regueiro, coordenador do Departamento de Parcerias e Desenvolvimento da Deco destacou que os prémios "colocam as pessoas no centro da ação" e "promovem políticas públicas inovadoras e melhoria da qualidade de vida". Conclui, ao referir, que outro objetivo é fomentar a "partilha de boas práticas, criando uma rede de autarquias de referência".
