Grande parte das câmaras das capitais de distrito estão, este ano, dispostas a gastar mais uns milhares na animação da época natalícia.
Corpo do artigo
Sinais de mudança para atrair turistas e embalar com divertimentos e música de Natal os compradores, fazendo-os abrir os cordões à bolsa. Mais de um milhão de euros vão ser gastos este ano só nestas cidades, com animação para graúdos e miúdos. Há para todos os gostos.
Bragança: Mais dinheiro
Será o segundo ano que a cidade realiza a iniciativa Bragança Terra Natal e de Sonhos, entre 1 de dezembro e 6 de janeiro. Este ano o orçamento é de 160 mil euros, mais 60 mil que em 2014. A novidade será a tentativa de entrar no Guinness com a maior árvore iluminada do Mundo. Mantêm-se iniciativas como os pais natais em bicicletas, o Bolo-Rei Solidário e os ateliês e oficinas para crianças, o presépio ao vivo e a pista de gelo.
Vila Real: Crescem eventos
O símbolo maior do "Natal da Bila" iluminou a cidade ontem. Trata-se de uma árvore com 25 metros de altura, mais de 80 mil lâmpadas e 2,5 quilómetros de fios elétricos. O orçamento para as atividades rondará os 11 mil euros, valor semelhante ao do ano passado mas que, segundo a autarquia, servirá para "fazer mais com o mesmo". Uma mostra de presépios de grandes dimensões, promovida pelas juntas, vai estar patente no centro histórico, que será animado diariamente com ranchos folclóricos, tunas, coros e grupos musicais. Haverá também uma Mostra de Sabores Natalícios, a tradicional corrida de São Silvestre, a 20 de dezembro, e o Passeio de Ciclistas.
Viana do Castelo: Ano Novo de volta
As crianças são o alvo principal do programa de animação "Sentidos de Viana". Além da iluminação das ruas e da "mais alta árvore natural do país" (50 metros), a programação, que custará 40 mil euros, inclui concertos, dança, teatro, conferências e mostras de artesanato. O ponto alto será no dia 19, com a "chegada do Pai Natal". Depois de vários anos sem programação própria, Viana festejará a entrada de 2016 no Centro Cultural.
Braga: Ajudas de mecenas
Pela primeira vez, a Câmara vai organizar uma festa na passagem de ano, junto ao Theatro Circo. Nelson Freitas é o cabeça de cartaz do espetáculo, com vários DJ e fogo de artifício. O destaque para o Natal vai para as atividades entre os dias 12 e 24 de dezembro. Estão previstos três concursos, 22 concertos, espetáculos de dança e patinagem e uma tenda com cerca de 50 atividades para os mais novos. O dia 19 é o ponto alto, com 13 horas de música, dança, gastronomia, teatro e poesia. Destacam-se o bolo-rei gigante e a recriação da Fogueira de Natal. No dia 20, as ruas acolhem uma Parada de Natal, a que se segue a corrida de S. Silvestre. A programação, com um orçamento de cerca de 100 mil euros, foi apoiada em mais de 50% por mecenas.
Aveiro: Até ao S. Gonçalinho
O programa "Boas Festas em Aveiro" estende-se pelo Natal e passagem de ano, e só termina a 11 de janeiro, último dia dos festejos de S.Gonçalinho. O largo do Mercado Manuel Firmino acolhe o "Xmas Club Aveiro", uma esplanada inspirada nos mercados nórdicos de Natal. E é também ali que decorre, a 17 e 18 de dezembro, o 1.º festival de cerveja artesanal. A 19 e 20, há, também, "Música na Rua", com concertos pelas ruas. A passagem de ano é festejada no Canal e no Rossio. Terá fogo de artifício e animação pelo grupo Republika.
Viseu: Multimédia em 2016
A Câmara preparou a passagem de ano no adro da Sé onde vai ser exibido à meia-noite um espetáculo multimédia e fogo de artifício. Entre o dia 27 de dezembro e 6 de janeiro, haverá 300 eventos, metade dos quais no Mercado 2 de Maio. Haverá teatro, música, artes circenses, magia e oficinas para crianças e famílias. As ruas vão ter animação, nomeadamente com uma corrida de pais natais a 20 de dezembro. As festas custarão 150 mil euros, mais 50 mil que em 2014.
Guarda: A Cidade Natal
As ruas iluminaram-se na quinta-feira e prolongam-se até 6 de janeiro. Entre as maiores atrações da "Cidade Natal", estão as renas. Na tenda a instalar junto à Sé estará uma pista de gelo coberta, a casa do Pai Natal e o bosque encantado. A celebração do fim de ano acontece pela primeira vez na cidade e prevê um espetáculo dos The Gift e distribuição de champanhe. O programa custará cerca de 400 mil euros, mas a autarquia conta com 85% de financiamento.
Coimbra: Entrada livre
A terceira edição do programa de Natal e fim de ano "Luzes sobre a Baixa de Coimbra", que inclui concertos, exposições, cinema, teatro e atividades para crianças, vai até 9 de janeiro. A noite de fim de ano é animada pelos DJ Diego Miranda e Francisco Cunha, no Largo da Portagem, e pelas bandas Clã e Kremlin, na Praça do Comércio. Diego Miranda guia a entrada em 2016, num espetáculo com fogo de artifício sobre o rio e projeções multimédia. Há ainda a "revival night" na Praça 8 de Maio. Tudo com entrada livre. O orçamento ronda 107 mil euros, um valor superior ao do ano passado, mas os dias de programação também aumentaram.
Leiria: Mil horas de diversão
A tradicional Aldeia de Natal em Leiria promete este ano mais de mil horas de diversão, através de várias dezenas de iniciativas, que irão animar a cidade entre 27 de dezembro e 3 de janeiro. A grande novidade é a pista de gelo, que funcionará no Mercado de Sant"Ana. O coração das atividades será na Praça Rodrigues Lobo, onde foi instalada uma tenda gigante para acolher espetáculos musicais e oficinas para os mais novos. Haverá ainda animação de rua. A animação vai custar cerca de 100 mil euros.
Faro: Pai Natal de bicicleta
A animação começa no dia 5 de dezembro, com a chegada a Faro em bicicleta do Pai Natal, inserido na iniciativa Faro a Pedalar. Das iniciativas natalícias promovidas pela autarquia, que se estendem para lá dos Reis (10 de janeiro), destaque para o concurso de árvores de Natal, nas zonas pedonais da Baixa, e o bailado Peter Pan, de 18 a 20, no Teatro das Figuras. O fim de ano será celebrado no Jardim Manuel Bivar, com um concerto de La Plante Mutante e fogo de artifício.