Músicos e empregados de mesa entre as vagas abertas para Força Aérea e Marinha
A Força Aérea e a Marinha abriram concursos de recrutamento de centenas de novos praças e oficiais.
Corpo do artigo
O ramo aéreo das Forças Armadas abriu um concurso, com 490 vagas, para as categorias de oficiais e praças em regime de contrato, até 13 de março. As áreas a concurso incluem diversos tipos de profissionais e incluem juristas, engenheiros, controladores aéreos, enfermeiros e ainda cargos como cozinheiros, músicos e empregados de mesa.
O curso de formação de oficiais da Força Aérea destina-se a licenciados ou mestres, até 27 anos, enquanto a candidatura para praça está disponível para pessoas entre os 18 e os 24 anos, com mínimo o 9º ano ou 12º de escolaridade, consoante a especialidade escolhida.
Já a Marinha anunciou que estão abertos os concursos para praça nas classes de fuzileiro, mergulhador e de serviço naval e para oficial fuzileiro. À semelhança da Força Aérea, para a categoria praça é necessário ter nacionalidade portuguesa, idade entre 18 a 24 anos, habilitações mínimas com o 9º ano, aptidão psicofísica adequada, registo criminal sem condenações e situação militar regularizada. Para oficial fuzileiro o limite de idade extende-se até aos 27 anos, com habilitações literárias mínimas o grau de licenciatura ou equivalente.
A força naval refere ainda que para licenciados e mestres estão também abertas candidaturas em várias áreas para oficial técnico superior naval, técnico naval e técnico de saúde.
A terceira valência das Forças Armadas, o Exército, mantém as candidaturas à categoria praça abertas em permanente e ainda não divulgou quando vai abrir concurso para as categorias de sargento e oficial