Começa dezembro e a magia do Natal invade, definitivamente, os concelhos da Área Metropolitana do Porto. Do Perlim, em Santa Maria da Feira, à Praça de Natal, em Gaia, passando pelo Palácio de Natal, no Porto, as propostas são variadas, sobretudo para os mais pequenos.
Corpo do artigo
Perlim
O maior parque temático natalício do país abre portas nesta quarta-feira, em Santa Maria da Feira, tendo como novidades um mercado de Natal e um circo. O evento, para o qual já foram vendidos 20 mil ingressos, prolongam-se até dia 30.
Na 14ª edição, o Perlim deixa de ser um evento restrito à Quinta do Castelo e ao Castelo da Feira, que se encontra em obras, expandindo-se até à zona histórica da cidade e marcando o início de uma nova dinâmica.
O Rossio vai acolher, pela primeira vez, o Mercado de Natal. Espaço de entrada gratuita que, de acordo com a organização, deverá transformar-se num "mercado de referência" no que à festividade natalícia diz respeito. Com mais de 20 unidades ligadas à gastronomia, artesanato e lembranças, o Mercado de Natal do Perlim promete ser mais um dos locais de visita obrigatória "com o mesmo espírito de magia do Perlim".
O bolo rei, as afamadas fitas de carpinteiro, bombocas, os sonhos, as rabanadas e até o vinho quente vai estar no local, entre as muitas iguarias à disposição das famílias. Também será possível encontrar uma grande diversidade de lembranças/ofertas de Natal.
Os artesãos locais passam a ter na nova valência do Perlim uma oportunidade de negócio e de darem a conhecer os seus produtos. Esta localização no Rossio é muito importante e vai dar ainda mais visibilidade às minhas produções", afirma Dora Costa da "Cottonid Handmade by Dora", ligada aos trabalhos em macramé. "O mercado espanhol é interessante para o meu tipo de trabalho", recorda, numa referência aos muitos milhares de espanhóis que habitualmente visitam a Feira por esta ocasião.
Para atrair os visitantes e reforçar o espírito de Perlim, o Mercado de Natal recebe, todos os dias, o espetáculo de encerramento do evento. Pelas 19 horas, as mascotes de Perlim deslocam-se dos portões da Quinta do Castelo em direção ao Rossio onde ocorre o "Oh não... E agora?". Um divertido enredo que se inicia com o suposto corte de energia do Mercado de Natal, resultante de uma alegada traquinice de Merlim, a figura principal do Perlim. "Pretendemos criar uma extensão do Perlim até ao Mercado, interligar as duas coisas", justificou, ao JN, Ana Carlos, a responsável pelo espetáculo de encerramento.
A poucos metros de distância do Rossio, a zona envolvente às piscinas municipais recebe, pela primeira vez, o circo, outra das novidades da presente edição. "MAGIKAL" é o nome do espetáculo protagonizado pela companhia Evolution Circus que, inserido na temática natalícia, representa uma "jornada em busca da verdadeira felicidade onde os sonhos se sobrepõem aos medos e inseguranças". Os espetáculos diários ocorrem às 11 e às 17.15 horas e com uma lotação de 750 lugares.
Ainda antes do início do 14.ª edição do Perlim "estavam já vendidos e reservados mais de 20 mil bilhetes", anunciou Paulo Sérgio Pais, responsável pela Feira Viva, entidade organizadora. O dirigente reforça que, depois da edição do ano anterior, marcada pelas restrições relacionadas com a covid-19, a meta será "atingir os 100 mil visitantes". "O número de visitas estará também dependente das condições meteorológicas", salvaguarda Paulo Sérgio País, ressalvando que, mesmo com chuva, os espetáculos e animações têm lugar e a magia do Perlim mantêm-se.
Serão oito os espetáculos originais e inéditos que os visitantes de Perlim poderão assistir diariamente. Encenados por mais de 50 atores, cada espetáculo terá entre três e quatro repetições (com exceção do espetáculo final) perfazendo um total de 25 sessões que poderão ser vistas todos os dias. As companhias de teatro são maioritariamente do concelho de Santa Maria da Feira enquanto um dos grupos vem diretamente da Alemanha.
Todas as crianças residentes no concelho de Santa Maria da Feira que frequentam o pré-escolar e o 1º ciclo do ensino básico em estabelecimentos de ensino da rede pública ou privada no concelho ou fora dele vão receber um bilhete diário para a 14ª edição de Perlim.
O bilhete diário para Perlim terá um custo de seis euros (sete aos fins de semana e feriados) para crianças dos 3 aos 12 anos e para pessoas mais de 65 anos. Dos 13 aos 64 a entrada diária terá um custo de sete euros (oito aos fins de semana e feriados). A pulseira de acesso a todos os dias do evento terá um custo de 15 euros.
Quanto ao circo, o preço dos bilhetes varia entre os 10 e os 25 euros, para crianças e entre 15 e os 30 para adultos (a partir dos 13 anos).
Praça tem pista de gelo
Gaia volta a ter a Praça de Natal, montada junto ao edifício da Câmara Municipal e com atrações variadas. Os visitantes podem usufruir do carrossel francês e do comboio de Natal, que promete uma miniviagem à Lapónia.
A pista de gelo, com a novidade de ser ecológica, também ocupa lugar de destaque. Há um mercado natalício recheado de presentes e do programa constam espetáculos e dois concertos, o primeiro já hoje, dia da abertura, às 17 horas, com Nuno Ribeiro.
Não podia faltar a casa do Pai Natal, onde é possível tirar fotografias com o "barbudo mais acarinhado do mundo" e participar noutras atividades. A praça, no centro de Gaia, junto à estação de metro, funciona de segunda a sexta-feira, entre as 14 e as 20 horas. Aos sábados, domingos e feriados, o horário alarga-se das 11 às 20 horas. O acesso é grátis.
Porto
Cidade iluminada
Este ano, há muito para ver e fazer no Palácio de Cristal, transformado no centro das atividades. O Porto terá aqui o Palácio de Natal, com animação de palco, oficinas, mercado e muita música, numa oferta totalmente gratuita. Na Tenda de Cristal é possível escrever cartas ao Pai Natal, tocar percussão e criar sabonetes, enfeites e marionetas. O mercado está instalado na Avenida das Tílias.
No palco situado em frente ao Pavilhão Rosa Mota, o cartaz musical abre hoje com a atuação de Bárbara Bandeira. Rui Massena sobe ao palco depois de amanhã e no dia 11 é a vez de Saint Dominic"s Gospel. Os concertos começam às 18 horas. A atuação de Nuno Lanhoso e os Quatro e Meia, no dia 17, tem início às 17 horas.
Como é tradição, o Porto conta com os mercados de Natal na rua. Na Praça da Batalha, o Mercado da Alegria, estreia-se hoje e dura até ao dia 30. Na Avenida D. Afonso Henriques, próximo da estação de S. Bento, funciona o Mercado de Artes e Ofícios até ao dia 24.
A festa também se vai estender ao renovado Mercado do Bolhão, depois de amanhã, de manhã e de tarde, com música, incluindo ópera, teatro e caricaturas ao vivo. Esta animação é alargada ao período entre os dias 19 e 23, altura em que, aos muitos atrativos do emblemático mercado, há a juntar a sempre aguardada atuação da Ópera de Bolso.
As iluminações nas ruas, incluindo as da grande árvore de Natal, foram ligadas nesta quarta-feira. Estarão acesas até ao Dia de Reis, a partir das 18 horas. O investimento municipal é de 600 mil euros, numa parceria com a Associação de Comerciantes.
Roteiro pela Área Metropolitana do Porto
Santo Tirso
As atividades concentram-se na Praça 25 de Abril e na Praça Conde S. Bento a partir desta quarta-feira. Um escorrega gigante com 25 metros de comprimento vai fazer concorrência ao regresso da roda gigante. Outra das novidades é o Mercado de Natal composto por nove espaços de venda de produtos que vão desde a doçaria e pastelaria, aos vinhos e licores, guloseimas, bebidas quentes, artesanato variado e de Natal, plantas e, ainda, bijuteria.
Vila do Conde
O centro da animação decorre na Praça da República, com a Casa do Pai Natal, um carrossel e o tradicional presépio. Um comboio percorrerá as ruas.
Maia
A concentração das festas é na Praça do Município onde se encontra a pista de gelo, o Mercado de Natal e onde ocorrerá a já habitual chegada do Pai Natal. O comboio de Natal faz o giro pelas ruas da cidade.
Trofa
Mercado de Natal é o nome da programação que promete o regresso de muitas atividades e eventos à Alameda da Estação e Parques Nossa Senhora das Dores e Dr. Lima Carneiro: Feira do Livro, Mega Parada de Natal, comboio, mercadinho, mega rampa de gelo e pista de bumpers cars, entre outros divertimentos.
Póvoa de Varzim
A Praça do Almada é o centro de todas as festividades natalícias, com a Casa do Pai Natal a ser o alvo de todas as atenções. A partir do dia 17 o mesmo local recebe a Feirinha de Natal.
Matosinhos
A Praça Guilherme Pinto acolhe uma recriação da Aldeia do Pai Natal, com a casa do Pai Natal, o bosque encantado, a oficina dos duendes e um comboio.
Paredes
Luzes, concertos, contos, mercado, exposições, teatro, comboio de Natal e cantar as janeiras são algumas das atividades incluídas na programação "Espalhar Magia por Paredes". O Mercado de Natal marca presença no Parque José Guilherme, as ruas são percorridas pelo comboio e o pavilhão multiúsos receberá o espetáculo Smurfs em Patins.
Valongo
A maior árvore de Natal do país com 55 metros de altura já brilha no Parque Urbano de Ermesinde. Tal como Valongo, sede do concelho, aqui é visitável a Aldeia de Natal. Em ambas as cidades está a Casa Mágica do Pai Natal e outras personagens como duendes e palhaços, prosseguindo a animação com peças de teatro, música, espetáculos de dança, um carrossel familiar e ateliês de Oficinas de Sonhos.
Espinho
Na Praça Dr. José Salvador, Largo da Câmara Municipal de Espinho, abre hoje portas o Mercado de Natal com gastronomia e doçaria, bebidas quentes, produtos regionais, chocolates, frutos secos e desidratados e decorações natalícias como velas e arranjos florais.
Arouca
A magia do Natal tomará conta do centro histórico neste sábado. Oficinas de Natal, teatro para bebés, concertos musicais e uma feirinha, um workshop de bolachinhas, um encontro de pais natais e até mesmo uma descida canyoning natalícia no Rio de Frades fazem parte da programação.
*com Miguel Amorim, Alfredo Teixeira, Ana Correia Costa e Ana Trocado Marques