Reina um silêncio pouco habitual para uma scola, no recinto da Básica e Secundária de Arga e Lima, em Viana do Castelo. Mesmo quando é hora de saída ou entrada na próxima aula.
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O tradicional toque de campainha foi abolido, por decisão da Direção da escola, como forma de responsabilizar os alunos. A medida é indicada pelo diretor José Leme, como um de muitos fatores que concorrem para excelentes resultados de aprendizagem na escola. Este ano é a primeira pública do país no ranking das secundárias do JN.
"Há um conjunto de fatores que levam o aluno a identificar-se com a escola. Há uma proximidade muito forte entre professor e aluno. Ele sabe que o professor se preocupa verdadeiramente com ele, quase como se fosse um filho", afirma Leme. "Esta é uma escola pequena. É uma família. Somos informais. Os problemas resolvem-se informalmente. Promovemos o chamado simplex, porque, ou construímos papéis, ou construímos resultados efetivos de aprendizagem dos alunos", diz o responsável.
O progresso de Joana, de 16 anos, aluna com múltiplas deficiências físicas (é cega) e cognitivas, que a Arga e Lima acolheu no ensino especial este ano letivo, é outro exemplo emblemático, referido por José Leme. A jovem aprendeu na escvola a comer pela própria mão e há dias deu os seus primeiro passos. "O chão é duro", contava Joana, satisfeita. Colegas do ensino normal, voluntariam-se para lhe fazer companhia. "Somos um escola humana", resume o diretor.
À entrada do estabelecimento, há uma tarja com cravos pintados, onde está escrito "Que ninguém fique para trás". É um lema da escola, que tem rádio-escola, projeto de xadrez (com peças gigantes), campo de futebol relvado, horta, faz compostagem e recolha de eletrodomésticos em fim de vida (já foi premiada).
E, em março, até chamou os alunos a decidir por referendo se se deslocavam os mastros das bandeiras de Portugal e da Europa à entrada da escola ou se se abatia uma árvore que já os estava a encobrir. A árvore foi salva. Apenas "três por cento votaram contra". Os mastros vão ser mudados. "Acho que aqui os alunos sentem necessidade de retribuir (com as notas) a tudo o que lhes é dado", concluiu o diretor.v
foi a média obtida pelos alunos da escola nos exames. Este ano, a escola pública superou, inclusive, o Colégio do Minho (privado), que costuma liderar o ranking em Viana.