Jeremias Millan, de 6 anos, natural da Venezuela e a viver em Gaia há pouco menos de dois anos, foi o premiado mais jovem da iniciativa “Regresso às Aulas”, pelo excelente desempenho no 1.º ano.
Corpo do artigo
“Na escola eu estudo muito e também sou um bom aluno. Eu gosto de estudar e ainda tenho os meus livros em casa para os acabar. A disciplina que mais gosto é matemática”, diz o aluno, contando estar indeciso sobre o que quer ser quando for grande: “Estou a pensar ser astronauta, polícia, bombeiro ou doutor”.
Nos tempos livres, o estudante gosta de ver TV, brincar com a irmã Jessyele, passear e ir a parques com a irmã.
“Muito feliz” por ter sido um dos vencedores, Jeremias já sabe o que vai querer da Staples. “Vou comprar uma mochila, estojo. Também uma lancheira, porque quando estava na Escola das Matas não tinha nenhuma. E também lápis”, enumera.
Jessireth Malave, venezuelana de 32 anos, atualmente a trabalhar na área das limpezas, mas à espera de uma oportunidade para regressar à área de formação, a engenharia mecânica, elogia o desempenho de Jeremias. “Não é porque seja meu filho, mas ele é muito responsável. Quando chega o fim de semana, na sexta-feira vou buscá-lo à escola e ele já pega na mochila e nos cadernos para fazer as tarefas. Se ele vê que já é sábado e não fez fica até bravo, porque ele disse que é sua responsabilidade e ele tem de os fazer. Ele sempre gostou muito de estudar, de livros, dá-se muito bem na escola, gosta de aprender, é uma criança muito curiosa”, assinala.
Este ano, o bom desempenho do filho vai permitir a esta mãe ter um desafogo financeiro no arranque do ano letivo. “Soube desta iniciativa no grupo da escola, da Associação de Pais. Esperei chegar o final do ano e enviei o email com todos os elementos solicitados. Na verdade, é uma ajuda, especialmente para nós, que temos pouco tempo aqui e ainda nos estamos a adaptar a tudo. Esta oportunidade foi muito boa, fiquei muito feliz, porque é uma maneira de premiar o esforço que ele tem feito até agora na escola, na mudança, e ter-se adaptado em tudo”, explica Jessireth Malave.
Quando soube que o filho tinha sido premiado, esta mãe não parou de sorrir e justifica: “No primeiro ano, em meio de tantas coisas, tivemos de poupar muito e foi um pouco curto o dinheiro para comprar as coisas para ele. Algumas pessoas mais chegadas que eu conheci na escola foram solidários e deram algumas coisas para ele levar na escola e isso ajudou muito. Sei que um filho é responsabilidade de cada um, mas há circunstância que podem passar a qualquer pessoa e, de verdade, essa é uma boa iniciativa”.
Perfil
Nome: Jeremias Antônio Romero Millan
Idade: 6 anos
Localidade: V. N. Gaia
Ano a frequentar: 2.º
Aproveitamento: “Muito Bom” a todas as disciplinas
Quando for grande quero ser: Astronauta, polícia, bombeiro ou doutor