Inês Cardoso, 12 anos, de Alfena, recebeu “com berros e lágrimas” a notícia que tinha sido uma das vencedoras da iniciativa “Regresso às Aulas”.
Corpo do artigo
A pauta de avaliação “chapa 5” não deixa dúvidas sobre a dedicação aos estudos. “Na escola sou muito focada nos meus objetivos. Quero ter uma nota e estudo muito essa matéria para conseguir chegar a essa nota e estou muito atenta nas aulas”, diz, sem falsas modéstias. E Inês continua: “Tenho três disciplinas favoritas: Matemática, Inglês e Educação Visual. Esta última, porque o meu sonho desde os quatro anos é ser estilista, adoro desenhar, é a coisa que mais gosto de fazer. Matemática porque sinto que sou boa a fazer contas e dou-me bem com os números e Inglês porque um outro sonho é sair do país e viajar pelo mundo e esta língua fala-se em todo o lado”.
O prémio da Staples será para partilhar. “Vou comprar material novo e de certeza que vai sobrar algum e com o resto vou comprar coisas para as minhas irmãs”, explicou a jovem, que seguramente irá incluir cadernos para fazer o que tanto gosta nos tempos livres: “Adoro escrever, escrevo muito, gosto de ler e de desenhar”.
A mãe, Fabiana Colaço, de 34 anos, assistente operacional, só tem elogios para a filha. “A Inês sempre foi esta menina de trato fácil, com os objetivos bem definidos e teve muita sorte com as professoras que apanhou pelo caminho, desde o jardim de infância, a escola primária e agora no 5.º e 6.º ano, pois viram o potencial dela e incentivaram sempre muito a trabalhar por bons resultados. Ela é responsável, trabalhadora, educada e sou orgulhosa porque estou a criar um bom ser humano”, enaltece.
A encarregada de educação já conhecia esta iniciativa através da mãe de um colega do centro de estudos. “O Dinis ganhou há dois anos e, no ano passado, estive para concorrer, mas o tempo passou e não o fiz. No ano passado ganhou uma colega da turma dela. A última oportunidade era agora no 6.º ano e a Inês não me deixou desistir. Este prémio é um reconhecimento do trabalho dela e, como mãe, é mais do que merecido porque ela trabalha muito para ter estes resultados”, frisa Fabiana Colaço.
Para além de distinguir o mérito da filha, este prémio permite-lhe uma folga no orçamento. “Para ter bons resultados faço sempre o esforço de lhe dar os materiais que ela quer e nem sempre são os mais baratos, como os cadernos inteligentes e as recargas. Há todo um resto das contas para pagar e ela vai poder escolher à vontade os materiais que quer para continuar a trabalhar e é muito mais fácil assim com 500 euros. Este ano podemos respirar de alívio porque está tudo tranquilo”, reforça esta mãe, para concluir: “Fiquei tão feliz quando soube que ela tinha ganho, porque sabia que ela ia ficar tão feliz. Chorei, também, e nem sabia para onde me havia de virar. Ela não estava à espera de ganhar e eu também estava um pouco receosa e foi uma emoção muito grande por ela, porque merece mesmo este prémio”.
Perfil
Nome: Inês Beatriz Colaço Cardoso
Idade: 12 anos
Localidade: Alfena, Valongo
Ano a frequentar: 7.º
Aproveitamento: Cinco a todas as disciplinas
Quando for grande quero ser: Estilista