Henrique Faria, nove anos, de Mirandela, tem uma curiosidade insaciável por aprender coisas novas, não sendo de estranhar, por isso, o excelente desempenho escolar, que lhe valeu ser um dos vencedores da iniciativa "Regresso às Aulas", uma parceria Jornal de Notícias, Staples e Opticalia.
Corpo do artigo
"Tenho sido sempre um bom aluno com boas notas. Não estudo muito. Não é por não gostar, mas porque não preciso", diz o jovem aluno, contando que a matéria que aprende na escola lhe "dá para a seca".
Por isso, é nos livros da irmã Madalena, 13 anos, que vai frequentar o 9.º Ano, que encontra mais informação. "Eu aprendo coisas que não sei e revejo matéria que aprendo na escola. Depois de fazer os trabalhos de casa procurava na secretária da minha irmã o livro de ciências dela ou alguma outra coisa interessante e começava a ler para me distrair e depois decorava", explica Henrique, cujo sonho é ser biólogo marinho, pois gosta de "descobrir os peixes e estudá-los e ver como é o oceano por dentro".
O prémio vai gastá-lo num "computador para fazer pesquisas e jogar". "Vou fazer mais um do que outro, mas não vou dizer qual", atira o jovem.
Uma recompensa, segundo a mãe, Maria do Céu Trigo, 42 anos, assistente técnica, pelo excelente percurso, mesmo que seja difícil convencê-lo a estudar. "Sempre foi bom aluno, mas é preciso relembrá-lo do que tem de fazer. Arranja várias técnicas para que eu não tenha conhecimento dos trabalhos de casa ou dos recados", explica esta mãe, justificando: "Acha que a escola não lhe ensina aquilo que ele quer saber. A professora diz que não está na aula psicologicamente. O Henrique diz que se consegue teletransportar para outro sítio, onde aprende aquilo que quer e onde é mais feliz".
Nome
Henrique JoséTrigo Faria
Idade
9 anos
Localidade
Mirandela
Ano a frequentar
4.º ano
Aproveitamento
"Muito Bom a nove disciplinas e "Bom" a duas
Quando for grande quero ser
Biólogo marinho