Milhares de pessoas juntaram-se, durante a manhã deste sábado, no Parque da Cidade do Porto para assistirem a uma celebração presidida por D. Manuel Linda. A missa contou com a presença de mil padres, 44 bispos e cerca de 16 mil peregrinos. As bandeiras dos vários países coloriram o recinto.
Corpo do artigo
Fé e religião: os dois elos de ligação entre as várias culturas e nacionalidades que se iam espalhando pelo Parque da Cidade no Porto, na manhã deste sabádo. "Independentemente da nacionalidade e da ideologia religiosa, o importante é abraçar o outro e o espírito de Deus", afirma Maria Assunção Sá, responsável de um grupo de jovens de Vila do Conde.
Passavam poucos minutos das dez da manhã e ao recinto chegavam cada vez mais pessoas. Camisolas com o símbolo da Jornada Mundial da Juventude estavam por todo o lado. Bandeiras de diversos países eram hasteadas e ouviam-se cânticos em várias línguas.
A vila-condense que estava acompanhada de um grupo de jovens da paróquia de Árvore conta que na próxima semana vão rumar a Lisboa. "Espero que todos eles encontrem Deus. É importante que cada jovem procure um bocadinho dessa essência, que é o amor que Deus nos dá. Nós devemos de amar, amar e amar. Essa é a mensagem", afirma Maria Assunção Sá.
Tal como eles, os milhares de peregrinos que vão enchendo o recinto anseiam por esse momento. Para já, as pré-jornadas têm sido um momento de partilha, de conhecimento e de reflexão.
Elisa Almeida é de Santa Maria da Feira e, de sorriso na cara, conta que por lá acolheram peregrinos que vieram da Itália, da Eslováquia e do Vietname. Diz-nos que os novos amigos estão a gostar da estadia em Portugal e que têm sido muito bom para todos. "Partilhamos tudo, jogamos jogos deles, eles provam a nossa comida e nós aprendemos palavras com eles", assume.
Uns metros mais à frente encontramos Ivan, que viajou desde Granada, em Espanha, até cá. "É tudo muito bonito, temos a igreja toda em comunhão, todos os cristãos juntos e estou muito contente de estar aqui", garantiu o jovem.
"Contai o que aqui aconteceu hoje"
Poucos minutos depois começou a missa, celebrada pelo bispo do Porto, D. Manuel Linda, que durou cerca de duas horas. Os momentos musicais marcaram toda a celebração, tendo o coro de 400 vozes, acompanhado pela Banda do Exército, comovido, por várias vezes, quem assistia.
"Quando regressardes às vossas terras e pátrias, dizei que lá, na cabeça da Europa, existe um país simpático e acolhedor, de nome Portugal. Os que são portugueses, estão dispensados disto. E contai a todos o que aqui aconteceu, como Jesus o fez. Sede contadores da história destas Jornadas. E de parábolas para o tempo de hoje. Tal como as de Jesus. Como o Papa, peço-te: Jovem, levanta-te. Sonha e arrisca. Jesus conta contigo! Como contou com a Beata Maria do Divino Coração", pediu D. Manuel Linda, que foi aplaudido pelos milhares que o acompanhavam atentamente.
Entre os milhares que por lá passaram, estiveram cerca de mil padres, 44 bispos, 90 diáconos e 16 mil peregrinos acolhidos pela diocese do Porto.
Da parte da tarde as festividades do Dia da Diocese do Porto continuam com atuações de fanfarras, ranchos e da cantora Aurea. A diocese do Porto, à semelhança das outras dioceses do país, organizou várias atividades para os peregrinos durante esta pré-jornada.