Este domingo, dia 29 de outubro, quando forem duas horas da manhã, os relógios devem ser atrasados 60 minutos, passando para a uma hora da madrugada. De acordo com Maria Helena Estevão, especialista em medicina do sono, a mudança de hora no outuno afeta mais as pessoas matutinas.
Corpo do artigo
De acordo com o atual regime de mudança de hora, todos os anos, no último domingo de março e no último domingo de outubro os relógios adiantam e atrasam uma hora, respetivamente. A "hora de inverno" chega este fim de semana: às duas horas da manhã de domingo, os relógios voltam para a uma hora. Ou seja, a noite terá mais uma hora do que o normal.
Será que deve aproveitar essa hora extra para dormir mais? Maria Helena Estevão, especialista em medicina do sono, afirma que as mudanças de hora têm repercursões na qualidade de sono, sendo que a mudança da primavera tem mais impacto.
No entanto, na mudança de outono, apesar de ganharmos mais uma hora, "as pessoas acabam por não a aproveitar e por dormir menos nessa noite e nas seguintes", afirma Maria Helena Estevão. A médica do sono explica que esta alteração gera várias perturbações no sono: "as pessoas levam mais tempo a adormecer, o sono é mais fragmentado e a proporção de sono efetivamente digamos "dormido" é menor proporcionalmente ao tempo que se está na cama".
A especialista do sono explica, ainda, que enquanto a mudança de hora na primavera é mais sentida pelos vespertinos (pessoas que se deitam e acordam mais tarde), a mudança do outono tem mais impactos nas pessoas matutinas (pessoas que se deitam e acordam mais cedo). No entanto, há pessoas nas quais a mudança de hora não tem influência.
Atrasar a hora gradualmente
Para as pessoas que são mais afetadas, Maria Helena Estevão aconselha que, antecipem ou atrasem a hora de dormir conforme a mudança. Neste caso, para a mudança deste domingo, a médica sugere que atrasem, gradualmente a hora de deitar. Por exemplo, para uma pessoa que, regra geral, se deite às 23 horas, deve deitar-se esta noite às 23.30 horas e amanhã à meia-noite.