Maria Inês Clemente, de 10 anos, foi uma das 15 premiadas da iniciativa “Regresso às Aulas”, uma distinção que surgiu não só pelos bons resultados, mas também por fazer a diferença numa família de seis pessoas, três delas estudantes e um ainda bebé.
Corpo do artigo
“Estou atenta nas aulas, estudo mais ou menos, tiro boas notas, mas nem preciso estudar muito, porque nas aulas estou atenta, participo e ajudo os meus colegas. A disciplina que eu mais gosto é a Matemática, pois gosto de fazer contas”, partilha a jovem, ainda “surpreendida por ter ganho”, contando que, em casa, ficaram “todos aos pulos” e que fez “logo uma lista que tinha lápis, canetas e cadernos”. “E uma coisa que quero muito comprar de prenda de anos: um telemóvel”, acrescenta.
Agora, no 5.º ano vai dar asas à paixão pela dança. “Comecei a gostar porque via os espetáculos da minha irmã Eduarda. Também danço no rancho ao sábado à noite, mas quando for grande quero ser professora de ballet, pois gosto de danças mais clássicas”, explicou Maria Inês.
A mãe, Aida Nunes, de 41 anos, que trabalha como auxiliar com idosos e no apoio domiciliário, diz ter sabido da iniciativa pelo site do JN. E avança: “Por acaso andava na internet, quando vi e na altura estive a ler os pormenores e o regulamento e achei uma boa oportunidade para concorremos. Tenho quatro filhos, a mais velha já está na universidade e este prémio seria uma boa ajuda financeira para conseguir comprar melhores materiais, pois ela vai para o ensino articulado de dança, que é um ensino bastante dispendioso. Mesmo em termos de livros e materiais é tudo muito caro. E, assim, elas podem ter um início do ano melhor”.
“A Inês é uma menina reguila, mas é uma menina muito sossegadinha, muito meiguinha. Tivemos alguns problemas com ela no início, agora não, conseguiu superar tudo. Era uma menina mais mediana, agora tem tido sempre boas notas. Tem corrido tudo bem com ela”, revela esta mãe sobre o percurso da premiada, acrescentado que “especialmente a filha mais velha a ajuda bastante no estudo, até porque está na área da educação”.
Perfil
Nome: Maria Inês Nunes Clemente
Idade: 10 anos
Localidade: Branca, Albergaria-a-Velha
Ano a frequentar: 5.º
Aproveitamento: Sete “Bom” e um “Suficiente”
Quando for grande quero ser: Professora de Ballet