Primeiro projeto criado para ajudar doentes com cancro do cérebro e familiares ganha vida na Lousã. A Associação Portguesa do Cancro no Cérebro (APCCEREBRO) está criada formalmente.
Corpo do artigo
O projeto é liderado por Renato Daniel, ex-presidente da Associação Académica de Coimbra (AAC), que, ao JN, assumiu que tem como objetivo sensibilizar as pessoas sobre o cancro do cérebro.
A associação, pioneira em Portugal, resulta de uma necessidade sentida por muitas pessoas que enfrentam esta patologia e pretende promover o conhecimento sobre os diferentes cancros de cérebro, apoiar os doentes e os cuidadores, e ainda organizar encontros, formações e eventos de consciencialização.
Além destas atividades, a APCCEREBRO compromete-se a trabalhar na defesa dos direitos dos doentes. “Queremos ser uma voz ativa na melhoria das condições de vida dos doentes e na promoção de avanços científicos e sociais que contribuam para esta causa”, referiu Renato Daniel.
A associação tem sede na Lousã, terra natal do fundador, mas a localização apenas reflete a origem do projeto, que ambiciona mais. “Temos como objetivo estabelecer parcerias e desenvolver iniciativas em várias regiões do nosso país” afirmou o ex-presidente da AAC.
A iniciativa terá o apoio de uma Comissão Científica, composta por especialistas em oncologia e outras áreas relevantes, e de uma Comissão de Honra que será composta por personalidades de renome nos ramos da medicina, política, investigação científica, desporto e artes, que vão contribuir para os fins da APCCEREBRO.