Atividades alusivas à quadra atraem visitantes e põem comércio, alojamento e restauração a faturar.
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As cidades que apostam em atividades de Natal conseguem retornos para a economia local de milhões de euros e dinamizam os centros urbanos, chamando milhares de visitantes de outras paragens. De Braga ao Algarve, oferta não falta.
Em Santa Maria da Feira, o parque temático Perlim deverá atrair "seis a oito mil pessoas por dia", dos quais "25 a 30%" deverão ser espanhóis, estima o presidente da Câmara, Emídio Sousa. A "dinâmica" imprimida pelo evento, que decorre durante o mês de dezembro, estende-se depois "aos restaurantes, lojas, alojamento", causando um "impacto na região de perto de 10 milhões de euros", diz o edil.
Por Óbidos, ultimam-se os preparativos para a Vila Natal (30 novembro a 31 de dezembro). O orçamento, de 450 mil euros, possibilita um evento que é "de extrema importância para a economia local e regional", assegura a Câmara, adiantando que está a trabalhar para saber "quanto representa para a economia cada euro investido". O evento tem atraído "130 mil a 150 mil visitantes", excetuando o período de pandemia". A maioria vem de fora da região e alguns são estrangeiros.
Os 400 mil euros que Braga investe em iluminação e atividades trazem também um retorno "importante para a economia local e para a atividade turística, nomeadamente para o setor da hotelaria e da restauração". O programa de Natal, que todos os anos atrai "milhares de pessoas", apresenta novidades este ano. Braga terá um parque de diversões com pista de gelo, carrosséis e carrinhos de choque e não abdica de confecionar um bolo-rei gigante a 17 de dezembro.
Águeda também inova, iluminando o Parque da Alta Vila, mas não dispensa os trunfos guarda-chuvas no céu e o maior Pai Natal do Mundo (ler texto ao lado).
Estímulo ao comércio
Em Lisboa, as "iluminações de Natal, mercados e outras atividades têm sido um dos pontos altos de estímulo ao comércio e constituem uma tradição, assumindo um relevo acrescido devido ao elevado número de turistas e visitantes que nesta época visitam a cidade", explica a Câmara. As atividades são essencialmente privadas, mas o custo da iluminação (800 mil euros) é partilhado pela Câmara.
Em Coimbra, o programa "Baixa Natal 22: No Coração da Cidade", espalha-se por praças e recantos ao longo de três semanas. A animação custará 31 mil euros. Quanto à iluminação, Coimbra vai gastar 113 mil euros, menos do que nos anos anteriores (143 mil em 2020 e 120 mil em 2021).
Fintar época baixa a sul
Lagos, no Algarve, tem um orçamento de 209 mil euros para criar uma animação que não dispensa o "envolvimento dos agentes culturais, das associações, comércio e demais forças vivas locais". O município revela que a ideia é tornar a cidade atrativa, para assim poder "beneficiar do aumento de consumo que esta época festiva gera". Apesar de Lagos ser um destino de "sol e praia", a autarquia acredita que as iniciativas em época baixa podem "influenciar a decisão de vinda para Lagos ou de permanência neste território". Espera-se "que este investimento possa gerar gerar um efeito multiplicador na economia local".
SABER MAIS
Poupar na energia
Os municípios revelam preocupações com o aumento do custo da energia e recorrem a iluminação LED, além de reduzirem o horário em que as luzes estão acesas.
LED e gelo acrílico
Coimbra vai reduzir de forma substancial a iluminação e cortar em 41% o número de horas das luzes de Natal. Lagos optou por uma pista de gelo em acrílico, que não tem o consumo energético das de gelo.
LÁ POR FORA
Salzburgo, Áustria
Na cidade de Mozart há barraquinhas de Natal com produtos típicos e concertos diários gratuitos em frente à catedral. Uma oportunidade para conhecer diversas versões de "Silent night", num cenário de neve.
Estrasburgo, França
Nesta "Capital do Natal" encontram-se 300 barracas de mercado tradicionais espalhadas pelas praças da cidade e muitas decorações de madeira pintadas à mão. O kugelhopf, um brioche típico da Alsácia, é uma das iguarias a provar.
Berlim, Alemanha
Berlim conta com seis dezenas de mercados de Natal, instalados em avenidas, praças, ruas estreitas e museus. A não perder o que fica em frente ao palácio barroco de Charlottenburg.
Barcelona, Espanha
É no bairro gótico, ao redor da catedral de Barcelona, que é instalada todos os anos a tradicional feira de Santa Lúcia. Realiza-se desde 1786 e é um bom local para encontrar representações de "Tió" (personagem da mitologia catalã ligada ao Natal) ou estatuetas do "caganer" (personagem escatológico retratado a fazer as necessidades) para adornar o presépio.