Câmaras apostam em mais iluminações e programação, após ano de pandemia em que eventos foram cancelados.
Corpo do artigo
A dois meses do Natal, já há municípios a instalarem as iluminações nas ruas e praças. Depois de no ano passado a festa ter perdido o brilho, por conta das restrições da pandemia, 2021 marca o regresso em força dos eventos, com muitas autarquias a reforçarem o orçamento previsto para a quadra. Gaia foi um desses concelhos: aumentou em 34 mil euros o valor que irá gastar este ano, investindo 364 mil euros nos festejos do Natal.
A magia da Praça de Natal que, ano após ano, tem atraído uma crescente atenção do público, volta a ser instalada no jardim do Centro Cívico de Gaia, em frente ao edifício da Câmara. Patinar na pista de gelo ou andar no carrossel são algumas das atrações que a pequenada pode encontrar por lá.
Nas ruas, entre as quais a Avenida da República, há semanas que se iniciaram os trabalhos de colocação das ornamentações.
O mesmo tem acontecido em Valongo, em que a árvore de Natal gigante, com 55 metros, já começou a ser montada no Parque Urbano de Ermesinde. "Vamos ter novamente a maior árvore de Natal do país e a melhor iluminação de sempre em todo o concelho. O nosso objetivo é estimular a economia local, mas também alegrar e dar esperança à nossa comunidade", disse o presidente da Câmara, José Manuel Ribeiro.
Árvore no Monte Crasto
Gondomar foi um dos concelhos que este ano quase duplicaram o investimento feito em 2020, passando dos 94 mil euros (mais IVA) para os 184 770 euros (mais IVA), alargando de 75 para 83 os locais iluminados. É certo que haverá também "o reforço de iluminação em algumas artérias", garantiu fonte da Autarquia. Este ano, a novidade será um árvore de Natal de 18 metros instalada no topo do Monte Crasto.
Já na Feira, a iluminação de Natal, que será ligada a 5 de novembro, antecipará o parque temático Natal Perlim, que volta a acontecer na Quinta do Castelo, entre 1 e 30 de dezembro (ler texto ao lado). Este ano, o município vai gastar 74 820,50 euros.
Em Oliveira de Azeméis, o orçamento - 117 374,98 euros - é maior relativamente a anos anteriores, uma vez que houve o acréscimo de locais iluminados na cidade, incluindo pela primeira vez o parque de La Salette.
Na Póvoa de Varzim, 39 espaços serão iluminados no dia 27 de novembro, às 17.30 horas, "abrangendo as áreas comerciais mais significativas". Com um orçamento reforçado de 105 mil euros, a programação será feita em parceria com a Associação Empresarial.
Em Matosinhos, o investimento mantém-se em 252 mil euros (mais IVA), mas será aumentado o número de ornamentações.
No Porto, é expectável que o orçamento seja também acrescido, cabendo à Associação de Comerciantes a escolha das ruas que serão iluminadas.
Perlim regressa à Quinta do Castelo para encantar crianças
O parque natalício Natal Perlim volta este ano à Quinta do Castelo, na Feira, entre 1 e 30 de dezembro, depois de um ano de interregno por conta da pandemia. O evento, organizado pela empresa municipal Feira Viva, "terá bilheteira e cumprirá todas as regras determinadas para grandes eventos ao ar livre", assegurou ao JN fonte do Município. À semana, os bilhetes variam entre os seis euros (crianças entre os 3 e os 12 anos e seniores acima dos 65) e os sete euros (adultos). Aos fins de semana, os bilhetes custam mais um euro.
Mercados decorados
Em Matosinhos, haverá também decoração da fachada e das laterais do mercado de Angeiras e no de Matosinhos. Haverá também um reforço de árvores decoradas na Rua de Brito Capelo.