Navio português Santa Maria Manuela encabeça desfile inaugural da Conferência da ONU em França
Um desfile de 29 navios encabeçado pelo português Santa Maria Manuela, ao largo de Nice, França, marcou, este domingo, o arranque simbólico da Conferência do Oceano das Nações Unidas (ONU).
Corpo do artigo
O histórico navio bacalhoeiro português construído em 1937 e que foi renovado em 2022 partiu do Mónaco ao final da manhã e chegou cerca das 17 horas locais a Nice (16 horas em Portugal continental) para participar no desfile.
A frota era composta também por embarcações de Espanha, Itália, França, Angola, Noruega, entre outros. O corredor dos navios incluía embarcações modernas e tradicionais com velas içadas.
O navio português levou a bordo cerca de 40 pessoas, entre cientistas, representantes de organizações não governamentais e de associações locais ligadas à pesca e elementos da Fundação Oceano Azul. Estas organizações vão todas participar na Conferência da ONU, cujos trabalhos se iniciam na segunda-feira.
Esta foi também uma forma de assinalar o Dia Mundial do Oceano, que hoje se comemora.
A terceira conferência da ONU visa dar mais um passo para que se ponha em prática o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14, relacionado com a conservação e utilização do oceano de forma sustentável.