O transporte de passageiros entre Portugal e países europeus com grandes comunidades de emigrantes é feito, em muitos casos, sem qualquer controlo.
Corpo do artigo
Fonte da comunidade lusa na Suíça confirmou ontem ao JN que "existem muitos casos de sobrelotação dos veículos". "Este não foi o primeiro caso, já houve mais acidentes trágicos com veículos idênticos, que, por serem operados por particulares e não terem qualquer identificação, andam na estrada sem controlo específico", adiantou.
Manuel Beja, antigo presidente do Conselho das Comunidades Portuguesas, confirma a suspeita. "A maior parte dessas carrinhas tem apenas um condutor, que muitas vezes se encontra esgotado com excesso de horas de trabalho e não há controlo nisso. Fazem viagens Portugal - Suíça em períodos de 20, 24 horas", disse à TSF.
A fonte contactada pelo JN destaca que, a par do número excessivo de ocupantes, há outras lacunas técnicas que escapam ao controlo. "Ainda há pouco vi uma carrinha destas a viajar com os pneus completamente carecas", revela.
Ida e volta por 230 euros
Segundo a mesma fonte, o preço destas viagens varia consoante a época do ano ou os volumes de bagagem a transportar. O valor médio de uma viagem de ida e volta ronda os 250 francos suíços, cerca de 230 euros. Destaca que muitos optam por este transporte porque fica muito mais barato que as tarifas de avião em épocas festivas.
"Sem controlo e livre de impostos", como define a fonte do JN, este tipo de negócios vai decorrendo com "poucos percalços". Salvaguarda, porém, que "já houve quem fosse apanhado com excesso de passageiros e pagasse uma multa elevadíssima".