Para melhorar as condições de emprego e aumentar a capacidade de contratar trabalhadores qualificados, nomeadamente jovens, pelas pequenas e médias empresas da região Norte, o Programa Regional do Norte lançou avisos que ascendem a seis milhões de euros de financiamento.
Corpo do artigo
O Programa Regional do Norte (NORTE 2030) lançou, no total, avisos de seis milhões de euros financiados pelo Fundo Social Europeu para o concurso de profissionais de recursos humanos, com o intuito de aumentar a contratação de pessoal altamente qualificado, nomeadamente de jovens, por pequenas e médias empresas e impulsionar a inovação empresarial na região Norte de Portugal.
Com o objetivo de ajudar micro, pequenas e médias empresas da região Norte do país, o NORTE 2030 pretende, por meio deste concurso, integrar recursos humanos para que as pequenas e médias empresas possam providenciar remunerações justas e empregos sustentáveis.
Os avisos do NORTE 2030 destinam-se a profissionais de recursos humanos que possuam um grau académico de licenciatura, mestrado, doutoramento ou pós-doutoramento para municípios tanto de baixa como de alta densidade populacional. As candidaturas já estão abertas em https://balcaofundosue.pt/ e terminam no dia 29 de março deste ano.
O primeiro e segundo aviso têm um valor de financiamento máximo de 1,5 milhões de euros e 4,5 milhões de euros, respetivamente, pelo Fundo Social Europeu (FSE+).
Além disso, o NORTE 2030 visa, também, o desenvolvimento da inovação nas empresas que têm as suas áreas alinhadas com os domínios principais da Estratégia Regional de Especialização Inteligente do Norte (S3NORTE2027), como “Cultura, Criação e Moda”, “Indústrias da Mobilidade e Ambiente”, “Ciências da Vida e Saúde”, entre outras. A S3 NORTE 2027 é uma organização de "especialização de estratégias inteligente" que visa promover estratégias baseadas nas características e recursos da sua respetiva região.
O Programa Regional do Norte 2021-2027 (NORTE 2030) é um "instrumento de suporte à execução das estratégias de desenvolvimento regional e sub-regionais" que visa impulsionar, em conjunto com os programas do Acordo de Parceria Portugal 2030 e da Política de Coesão Europeia, suporte e recursos financeiros para o investimento na Região Norte de Portugal.