Norte lidera na venda de casas mas as mais caras são em Lisboa e no Algarve
A Região Norte registou, no segundo trimestre deste ano, o maior aumento do país no número de casas vendidas, reforçando a liderança neste indicador. Os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram que Lisboa e o Algarve têm, de longe, o preço médio mais alto, sendo que a inflação é mais acentuada nas periferias das grandes cidades. Também há mais famílias portuguesas a comprar e o peso do investimento por parte dos estrangeiros e das empresas é agora menor.
Corpo do artigo
O Índice de Preços da Habitação, do INE, divulgado esta semana, mostra que foram vendidos 42.889 alojamentos familiares no segundo trimestre deste ano, em Portugal. O Norte, com 12.955 casas comercializadas, representa 30%.
Os dados do INE têm em conta a nova divisão administrativa, instituída no ano passado, onde a Área Metropolitana de Lisboa está dividida em três: Grande Lisboa, Península de Setúbal e Oeste e Vale do Tejo. A Grande Lisboa é a segunda região que vende mais casas, com 19% do total nacional, seguida pelo Centro (16%), Península de Setúbal (10%), Oeste e Vale do Tejo (9%), Algarve (8%), Alentejo (5%), Açores (2%) e Madeira (2%).