Nova gasolineira em Portugal vende combustível até 20 cêntimos abaixo da média

Plenergy aposta forte no mercado português com investimento de 17 milhões de euros
Foto: Direitos reservados
Chama-se Plenergy e é a mais recente empresa gasolineira a entrar em Portugal com preços inferiores aos praticados no mercado dos combustíveis.
Corpo do artigo
A intenção é disponibilizar ao público valores de venda por litro de combustível entre 15 e 20 cêntimos abaixo da média das restantes operadoras no terreno.
Para já, a companhia espanhola tem seis postos em pleno funcionamento, em concelhos tão dispersos geograficamente como Vila Nova de Gaia, Santa Maria da Feira, Paços de Ferreira, Viana do Castelo, Guarda e Cartaxo. Conta alargar o pecúlio até ao final do ano, numa aposta de 17 milhões de euros que reforça aberturas em Matosinhos (junto ao Ikea), Póvoa de Varzim, Loures ou Abrantes.
Até ao final do próximo ano, a meta passar por conseguir “pelo menos uma estação” em todos os distritos de Portugal Continental, num total que andará entre os 35 e os 40 espaços.
Os dados foram avançados por Tiago Preguiça, diretor de Expansão e Relações Internacionais da Plenergy para Portugal, que estabeleceu como objetivo “conseguir a liderança no setor das estações de combustíveis de baixo preço no mercado ibérico”.
Para justificar a descida competitiva dos preços, a Plenergy recorre a estratégias como a não aposta em lojas de conveniência, ao contrário da grande maioria dos restantes players, ou a inexistência de turnos noturnos com a presença física de funcionários. “Os combustíveis são adquiridos em Portugal, de modo a controlar a operação”, garantiu.
Numa apresentação pública que decorreu na cidade do Porto, Tiago Preguiça confirmou ainda a criação de um total de 61 postos de trabalho em espaços que se caracterizam pela “rapidez no atendimento ao cliente”. Nesse sentido, foi estimado “em três minutos” o tempo médio de permanência durante cada período de abastecimento, desde a entrada da viatura na estação até à sua saída, somado o tempo médio de demora entre a colocação de combustível e o pagamento.
Nascida em Madrid (Espanha) como Plenoil, em 2015, o grupo Plenergy, segundo os números divulgados, obteve no ano passado lucros de 1,550 milhões de euros, conseguindo vendas na ordem dos 1,385 milhões de litros de combustível. A média mensal de clientes foi de 3,5 milhões.
