Campanha da Amazon para promover uma das suas produções originais está a gerar onda de críticas.
Corpo do artigo
"The Man in the High Castle" é uma série original Amazon, que retrata a cidade de Nova Iorque num universo alternativo, no qual os Nazis foram os vencedores da Segunda Guerra Mundial.
A campanha criada pelo serviço de streaming para promover a trama foi muito além do ecrã: bancos das carruagens do metro de Nova Iorque foram completamente cobertos pela cruz de ferro associada à Alemanha nazi e pelo emblema do sol nascente, do Império Japonês. Para além disso, há vários posters da série espalhados pela cidade que nunca dorme, que deverão estar em exposição até ao dia 14 de dezembro.
Os cidadãos norte-americanos não reagiram da melhor forma às imagens. Nas redes sociais, já se questiona, em massa, se a campanha deveria ter sido autorizada, dada a atual instabilidade das relações entre estados.
[youtube:zzayf9GpXCI]
"Metade dos bancos na minha carruagem tinham insígnias Nazi desenhadas dentro de uma bandeira da América, enquanto a outra metade tinha a bandeira japonesa ao estilo da Segunda Guerra Mundial", contou um passageiro ao blogue nova-iorquino Gothamist. "Eu tive escolha, e por isso escolhi sentar-me em cima do símbolo nazi, porque não queria olhar para ele", reclamou a mesma pessoa.
Entretanto, um representante do metro nova-iorquino já se chegou à frente para defender a campanha. "Os padrões atuais proíbem propagandas políticas. A não ser que acreditem que a Amazon está a defender o controlo nazi sobre os Estados Unidos, então a campanha está dentro dos padrões. Eles estão apenas a promover uma série", frisou.
A série estreou-se no início deste ano, sendo que dez novos episódios foram lançados no dia 20 de novembro. Espreite aqui o trailer: