A Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Nova de Lisboa, a Nova SBE, concedeu cerca de 1.5 milhões de euros em bolsas de estudo para estudantes de mestrado carenciados. É o ano letivo em que foram atribuídas mais bolsas.
Corpo do artigo
A Nova SBE, com doações de parceiros, concedeu mais de 300 bolsas de estudo aos novos alunos de 2.º ciclo: um aumento de 60% face ao ano passado. Este ano letivo a faculdade acolheu também um número recorde de alunos de mestrado, mais precisamente 1715, o que representa um crescimento de 25% em volume de candidaturas relativamente a 2022-2023.
“Ninguém fica de fora e deixa de estudar na Nova SBE por dificuldades financeiras”, disse Pedro Oliveira, reitor da faculdade, durante a sua primeira “Discovery Week”, a semana de integração para novos alunos, desde que assumiu o cargo em janeiro deste ano.
Entre os 1715 alunos admitidos este ano, distribuídos entre os cinco mestrados da faculdade, somente cerca de 500 são portugueses. Cerca de 1200 (71%) são estudantes internacionais e, de entre as 60 nacionalidades que compõem o universo de alunos da faculdade, a Alemanha e a Itália são as mais representadas, à exceção de Portugal (29%).
“É também nossa prioridade e responsabilidade continuarmos a construir uma escola inclusiva e acessível a todos, contribuindo para a mobilidade social, que transforma alunos de diferentes origens em futuros líderes”, explicou Pedro Oliveira. “A prova de que estamos no caminho certo é o grande número de alunos internacionais que escolhe aprender connosco”, rematou.
De 29 de agosto a 2 de setembro os candidatos tiveram a possibilidade de explorar o campus da Nova SBE (Carcavelos) e de participar em atividades de integração, como palestras e sessões práticas.