O Governo vai optar por seguir as recomendações da Comissão Técnica Independente e escolher Alcochete como a localização para o novo aeroporto. De acordo com o "Jornal de Negócios", o anúncio público deverá acontecer ainda esta semana.
Corpo do artigo
Depois de Luís Marques Mendes ter avançado com a hipótese no seu espaço de comentário na SIC, no domingo, o "Negócios" também o confirma: o campo de tiro de Alcochete deverá ser confirmado, esta semana, como o espaço escolhido para o novo aeroporto.
De acordo com a notícia avançada pelo jornal, Luís Montenegro vai anunciar a intenção em breve, assim como medidas para aguentar o Aeroporto Humberto Delgado, também conhecido como Aeroporto da Portela, em Lisboa, uma vez que o novo aeroporto deverá demorar dez anos até começar a funcionar.
O Governo da Aliança Democrática deverá, desta forma, seguir as recomendações da Comissão Técnica Independente, criada no último mandato de António Costa, que elegeu Alcochete e Vendas Novas como as opções mais viáveis para o novo aeroporto de Lisboa.
Até que Alcochete esteja a funcionar, a Portela vai exigir uma expansão e medidas para atenuar os constrangimentos atuais, no que diz respeito ao controlo de fronteiras, navegação aérea e área militar.