Nomeado ao final da manhã bispo do Porto, D. Manuel Linda dirigiu uma mensagem aos portuenses, "com destaque especial para os mais débeis: os mais pobres, desempregados, doentes, idosos, detidos e que perderam os horizontes da esperança".
Corpo do artigo
O lema episcopal é "sede alegres na esperança".
9188722
D. Manuel Linda, que faz 62 anos no próximo dia 15 de abril, era, até agora, Bispo das Forças Armadas e Segurança. Em comunicado, os responsáveis pela diocese manifestaram "lealdade e filial obediência" ao novo bispo, frisando que D. Manuel "não é estranho" à diocese.
A nomeação surge seis meses após a morte de D. António Francisco dos Santos. Desde setembro do ano passado que D. António Bessa Taipa era o administrador diocesano do Porto, acompanhado por D. Pio Alves e D. António Augusto Azevedo, bispos auxiliares.
Nascido em Resende, foi ordenado Bispo Auxiliar de Braga em 2009. Desde 2013 que é Bispo das Forças Armadas e Segurança.